Reforço dos níveis de capacidade, qualidade e segurança ao serviço do transporte ferroviário.
Na sequência da conclusão da empreitada de Reabilitação Integral de Via do trecho entre Espinho e Vila Nova de Gaia, na Linha do Norte, já se encontram ao serviço todos os desnivelamentos construídos no âmbito daquela obra.
Com a concretização desta empreitada encontra-se concluído o Projeto de Modernização daquele troço ferroviário, promovida no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia, o qual envolveu ainda a instalação do novo sistema de sinalização eletrónica e controlo automático de velocidade, cuja entrada ao serviço já ocorreu anteriormente.
Os trabalhos da referida empreitada, realizados em grande parte em período noturno, revestiram-se de elevada complexidade técnica, por força dos significativos constrangimentos e condicionalismos impostos pelo seu enquadramento urbano e pela necessidade de acautelar em permanência a disponibilidade máxima da infraestrutura para circulação dos comboios, sem interrupções prolongadas, exigindo por isso, enquanto foram desenvolvidos, uma rigorosa planificação, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores e utilizadores do transporte ferroviário.
A intervenção visou o reforço dos níveis de serviço e qualidade da Linha do Norte, com os seguintes objetivos:
- Aumento da segurança e flexibilidade da exploração;
- Aumento de capacidade para o tráfego de mercadorias (circulação de composições com 750m de comprimento);
- Renovação completa da infraestrutura;
- Redução dos custos de manutenção da IP.
No âmbito desta empreitada foi realizada uma grande multiplicidade de trabalhos, entre os quais se destacam:
- Substituição integral da superestrutura da via;
- Alterações nos diagramas de via nas estações de Granja e de Vila Nova de Gaia - Devesas;
- Construção de uma estação técnica mediante a implantação de 2 vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte do Apeadeiro de Francelos, permitindo também obter um novo ponto de ultrapassagem entre circulações com velocidades diferentes;
- Alargamento e alteamento de plataformas de passageiros, nas estações de Granja, Valadares e Vila Nova de Gaia – Devesas e nos apeadeiros de Aguda, Miramar, Francelos, Madalena;
- Construção de Passagens Desniveladas Pedonais, com escadas e elevadores ou rampas, de acesso às plataformas de passageiros e de atravessamento urbano, para supressão de atravessamentos de nível entre plataformas de passageiros: Passagem Inferior Pedonal da estação de Valadares e Passagens Superiores Pedonais da estação da Granja e apeadeiros da Aguda, Miramar, Francelos e Madalena;
- Execução de atravessamentos desnivelamentos rodoviários para supressão de todas a Passagens de Nível existentes ao longo do troço: 3 Passagens Inferiores Pedonais, 2 Passagens Superiores Pedonais, 3 Passagens Inferiores Rodoviárias para Tráfego Ligeiro e 4 Passagens Inferiores Rodoviárias para todo o trânsito;
- Substituição de tabuleiros das passagens inferiores rodoviárias aos km 331,754 e 332,531;
- Saneamento/tratamento da substrutura da via em algumas zonas onde o comportamento da mesma era deficitário;
- Reabilitação/substituição de infraestruturas de drenagem de águas pluviais;
- Substituição integral do sistema de catenária entre os km 305,000 e 307,000 (zona das vias de resguardo a norte de Ovar) e entre os km 318,600 e o km 327,000;
- Construção da nova Zona Neutra da Aguda, em substituição da anteriormente existente e renovação integral dos postos de catenária;
- Implementação de sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções;
- Construção de sala técnica no apeadeiro da Madalena para os sistemas de sinalização e telecomunicações.
A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal, foi realizada pelo ACE DST/AZVI, linha férrea, ACE, tendo a fiscalização sido assegurada pelo Consórcio COBA/TECNOFISIL/PENGEST/TYPSA.