Linha da Beira Alta encerra à circulação dia 19 de abril

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O corte total da circulação ferroviária no troço Pampilhosa-Guarda, torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço.

A Linha da Beira Alta será encerrada à circulação ferroviária, no troço Pampilhosa-Guarda, a partir do dia 19 de abril, inclusive, no cumprimento do estabelecido do seu plano de modernização.

Esta medida torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço, os quais, pela sua elevada complexidade, seriam impraticáveis de executar mantendo a circulação ferroviária mesmo que de forma condicionada. 

A interdição garante a segurança dos trabalhadores em obra e permite que as empreitadas decorram com maior eficiência, com importantes ganhos no encurtamento dos prazos de execução, poupanças ao nível dos encargos e forte mitigação dos transtornos provocados.

Os utilizadores passarão a dispor de um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável. Neste âmbito, a Infraestruturas de Portugal tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com os operadores ferroviários, autarquias e diversas entidades locais interessadas.

Por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento, e durante todo o período de interrupção do serviço ferroviário, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos.


Maior mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental


A modernização integral da Linha da Beira Alta, integrada no Corredor Internacional Norte, reveste-se de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, disponibilizando às empresas e passageiros um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais, bem como na ligação a Espanha e restante Europa, com:

  • A melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas Estações e Apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas;
  • A redução de tempos de percurso;
  • O reforço da segurança; 
  • A Infraestrutura ferroviária dotada com os mais modernos equipamentos de controlo, sinalização e telecomunicações;
  • A requalificação e Supressão de todas as Passagens de Nível;
  • O aumento da capacidade (aumento em cerca de 20% do número de comboios a circular por ano e para mais do dobro da capacidade em número de toneladas/ano);
  • Ambientalmente mais sustentável (uma redução de emissões de mais de 120 mil tonCO2eq até 2046). 

Atualmente estão em execução no terreno trabalhos de requalificação integral e modernização em cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta, divididos pelas seguintes empreitadas:

  • Pampilhosa - Santa Comba Dão (34 quilómetros) e Construção da Concordância da Mealhada: ligação com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta | Valor de adjudicação 75 milhões de euros;
  • Santa Comba Dão - Mangualde (45 quilómetros) | Valor de adjudicação 57,6 milhões de euros;
  • Mangualde - Celorico da Beira (35 quilómetros) | Valor de adjudicação 68 milhões de euros;
  • Celorico da Beira - Guarda (46 quilómetros) | Valor de adjudicação 54 milhões de euros;
  • Cerdeira - Vilar Formoso (25 quilómetros | Valor de adjudicação 43 milhões de euros;

Concluída foi já a empreitada entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, com um investimento de 8,7 milhões de euros. A estes montantes somam-se os valores relativos a projetos, fiscalização, sinalização, materiais, entre outros, prevendo-se um investimento global na ordem dos 500 milhões de euros.

A Ação 2015-PT-TM-0395-M - Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.