Linha da Beira Alta

Investimentos

Foi concluído um conjunto de intervenções na Linha da Beira Alta que, fazendo parte da estratégia aprovada pela Infraestruturas de Portugal, em maio de 2018, tendente a repor os níveis de disponibilidade, fiabilidade, regularidade e segurança do serviço ferroviário, antecipam algumas das ações do futuro plano de modernização desta linha.

Esta estratégia, apostada em alcançar resultados a curto/médio prazo, elencou um conjunto de ações que, em duas frentes, permitissem diminuir quer o número de limitações de velocidade, quer o número de defeitos associados aos parâmetros geométricos de via, os quais vinham condicionando fortemente os índices de pontualidade da linha, afetando de forma negativa a qualidade do serviço prestado.

Com um investimento global associado de 3,7 milhões de euros as intervenções projetadas foram desenvolvidas em diversos pontos da linha, identificados como os mais críticos, e envolveram trabalhos de:

  • Estabilização de taludes;
  • Renovação da superestrutura de via;
  • Desguarnecimento mecânico;
  • Ataque mecânico pesado.

Com a conclusão gradual das obras inscritas no plano foram sendo alcançadas algumas melhorias ao nível dos diferentes indicadores, cujo efeito agregado, com o términus de todas as intervenções, é extremamente significativo e positivo, com reflexos importantes na qualidade e fiabilidade.

Assim, no que se refere às limitações de velocidade (LV) implementadas verifica-se uma redução de 18 LV entre maio de 2018 e fevereiro de 2019, o que permitiu que o índice de pontualidade (IP), nos diferentes serviços da Beira Alta, tenha tido uma evolução muito positiva, com os comboios intercidades com atraso inferior 5 minutos a passarem de 6% em maio de 2018 para 72% em janeiro de 2019, tendo o atraso médio deste serviço reduzido de 35m:29s para 04m:38s no mesmo período.

Do mesmo modo, resultado das diferentes intervenções, verificou-se uma diminuição de 35% no número de defeitos associados aos parâmetros geométricos de via, detetados nas ações inspetivas o que reflete a eficácia das medidas.
De referir que na Linha da Beira Alta, foram executadas em 2018 duas importantes empreitadas de renovação integral de via e estabilização de taludes com um investimento global associado de 5,7 milhões de euros, as quais permitiram renovar toda a superestrutura de via existente no troço abrangido, designadamente carril, travessas, fixações e balastro, ficando desde já assegurada a integração dos equipamentos instalados no futuro projeto de modernização da Linha da Beira Alta.

Com a conclusão deste conjunto de intervenções, a cargo do Centro Operacional de Manutenção Norte da DRF, foi dado um contributo significativo para o processo de valorização do itinerário ferroviário da Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, parte integrante da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e do Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.

Dado o caráter estratégico deste corredor, até à concretização dos investimentos previstos no âmbito do Ferrovia 2020 a IP dará continuidade às ações de manutenção corrente e a um conjunto de investimentos, que, alinhados com os do Plano, são essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infraestrutura de via.

No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.