IP presente na 3ª edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário

Eventos
Ferrovia
  • IP presente na EntreLinhas – Festa do Ferroviário 2024

A cidade de Ermesinde volta a ser palco da Conferência EntreLinhas - Festa do Ferroviário, que acontece de 17 a 19 de maio. A IP vai participar na conferência "Desafios da Alta Velocidade" que acontece no primeiro dia, da parte da tarde.

A EntreLinhas – Festa do Ferroviário está de regresso e com novidades à mistura. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Valongo pelo 3º ano consecutivo, pretende apostar na promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários.

O primeiro dia do evento é dedicado à conferência "Desafios na Alta Velocidade" onde se pretende discutir e debater o projeto em curso, começa pelas 14h30 e vai acontecer no Fórum Cultural de Ermesinde. A entrada é livre, mas está sujeita a inscrições:

Formulário de inscrições

Programa da Conferência "Desafios da Alta Velocidade"

Para além desta conferência, vai poder visitar o stand dedicado à Alta Velocidade no Largo da Estação de Ermesinde.

A programação, que inclui conferências, espetáculos, animação itinerante, gastronomia, exposições e tertúlias ligadas ao património ferroviário, tem lugar em vários locais, como o Fórum Cultural, o Largo da Estação e Gandra. Nesta 3ª edição, os grandes concertos acontecem a partir das 22h00 e ficarão a cargo de Cláudia Pascoal (dia 17), dos The Happy Mess (dia 18) e, por último, dos Expensive Soul (no dia 19).


História da Ferrovia Nacional em Ermesinde


O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde.

Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal.

Saber mais


Notícias relacionadas