IP participa no Projeto CLOSER com o Estudo de Caso ‘Cais coberto da Malveira’

Estações
Mercado Nacional
Requalificação do Património
  • IP participa no Projeto CLOSER com o Estudo de Caso ‘Cais coberto da Malveira’

Realizou-se no dia 22 de novembro o seminário final do Projeto CLOSER - Close to Resources Recovery, sob o nome "Auditorias Pré-Demolição: Passo a Passo", numa organização conjunta do LNEC, da APA e do IMPIC.


 

Realizou-se no dia 22 de novembro o seminário final do Projeto CLOSER - Close to Resources Recovery, sob o nome "Auditorias Pré-Demolição: Passo a Passo", numa organização conjunta do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da APA - Agência Portuguesa do Ambiente e do IMPIC- Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção. 

O projeto CLOSER foi desenvolvido com o objetivo de elaborar um guia em português para a realização de auditorias preliminares à demolição e renovação de edifícios, aumentando a aplicação dos princípios da economia circular no setor da construção, contribuindo para a redução da geração de resíduos de construção e demolição, minimizando a presença de substâncias perigosas e promovendo a produção de materiais secundários de melhor qualidade. 

A IP participou no Projeto CLOSER com o Estudo de Caso ‘Cais coberto da Malveira’, na Estação da Malveira, na Linha do Oeste, no âmbito da empreitada de Modernização do troço Mira Sintra-Meleças/Torres Vedras (excl.), tendo tido oportunidade no Seminário para expor as mais valias do projeto.

 

O Cais Coberto da Malveira 


O edifício foi alvo de caracterização detalhada, por forma a determinar a sequência de desconstrução e as soluções de reutilização para os materiais que reunissem as condições de qualidade para reuso. 

Essas análises de procedimentos permitem que se desenvolva um plano de ação de forma a aumentar a taxa de recuperação dos materiais com base nas suas características. 

As ações que potenciam a conservação incidem na retirada e acondicionamento de forma adequada, evitando misturar os materiais com potencial de serem reutilizáveis com os que serão encaminhados para reciclagem ou utilizados como resíduos em obra, na observância das regras gerais. 

À data de hoje prosseguem os trabalhos de desconstrução do cais coberto da Malveira, tendo-se procedido à remoção de amianto na 1ª fase.

As amostras de solos e rochas serão utilizadas em obra e em acessos, a telha cerâmica em cobertura de uma moradia no município de Sintra, e os portões metálicos em futuras ações de manutenção da IP.

No dia 24 de setembro, o projeto CLOSER e o “Cais da Malveira” foram apresentados na Noite Europeia dos Investigadores 2021. 

Logo Compete