IP participa na InnoTrans 2022 e em diversas iniciativas paralelas

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  • IP participa na InnoTrans 2022 e em diversas iniciativas paralelas.
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A 13ª edição da InnoTrans - International Trade Fair for Transport Technology, realizou-se em Berlim, de 20 a 23 de setembro, tendo também decorrido a reunião do Comité de Gestão da UIC Europa e uma reunião bilateral Portugal-Espanha.

A 13ª edição da InnoTrans - International Trade Fair for Transport Technology, a maior feira do mundo dedicada aos sistemas de transportes ferroviários, decorreu em Berlim, entre 20 e 23 de setembro, na Berliner Messe.
 


Reunião do Comité de Gestão da UIC Europa


Aproveitando a oportunidade de muitos responsáveis do setor ferroviário europeu se terem deslocado a Berlim para participarem na InnoTrans, diversas organizações internacionais promoveram na capital alemã as suas reuniões estatutárias, como foi o caso da UIC - União Internacional dos Caminhos-de-Ferro. 

O Comité de Gestão da UIC Europa, European Management Committee (EMC), cuja presidência é atualmente detida pela IP, por Francisco Cardoso dos Reis, reuniu-se no dia 19 de setembro, para discutir um conjunto de temas centrais para o futuro do caminho-de-ferro na Europa, reafirmando a sua posição de Unidade, Solidariedade e Universalidade, de acordo com os valores centrais da UIC, e à luz do atual contexto geopolítico da Europa.

Os participantes na reunião partilharam opiniões sobre o conflito na Ucrânia e o impacto mais vasto que este está a ter, não só sobre os colegas da companhia de caminhos-de-ferro ucranianos (UZ), mas também sobre a atividade ferroviária em geral. Sobre esta matéria, o EMC acordou numa posição europeia inequívoca: manter a suspensão dos membros da UIC oriundos da Federação Russa e da Bielorrússia, decisão que havia sido tomada anteriormente pelo Presidente da UIC, Krzysztof Mamiński, e pelo Diretor-Geral, François Davenne.     
   
Entre os que reforçaram a posição de solidariedade face à Ucrânia, Richard Lutz (CEO da DB - Alemanha), Jean-Pierre Farandou (CEO da SNCF - França) e Tomasz Lachowicz (PKP - Polónia), expressaram a importância de todos trabalharem em conjunto e de forma unida, salientando que a UIC é um excelente exemplo de plataforma onde esta abordagem coletiva pode ser desenvolvida.

O Presidente da UIC Europa fez eco destas posições e lembrou os participantes da reunião que o papel dos caminhos-de-ferro deve ser sempre o de disponibilizar serviços que potenciem um transporte seguro e eficiente de pessoas e bens. 
 
O EMC discutiu ainda outros tópicos, tais como a energia, a inovação tecnológica e a sustentabilidade, bem como a necessidade de um maior e mais rápido desenvolvimento do negócio do transporte ferroviário de mercadorias, de modo a reduzir o tráfego nas estradas europeias e o fluxo interminável de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias.

À margem da reunião do EMC e da InnoTrans, foi possível reforçar a cooperação entre as diversas regiões da UIC, designadamente entre Europa, África e América do Norte, objetivamente assumida pelos respetivos Presidentes, respetivamente Francisco Cardoso dos Reis, Mohamed Khlie, Diretor-Geral da ONCF – Marrocos, e Barbara Barr, da Federal Railroad Administration, EUA.


Reunião bilateral Portugal-Espanha


A IP esteve igualmente presente, através de Francisco Cardoso dos Reis, na reunião bilateral que decorreu à margem da InnoTrans, e que juntou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, e a sua homóloga espanhola, Raquel Jimenez, bem como a Presidente do gestor de infraestruturas ferroviárias de Espanha, ADIF, Maria Luisa Domínguez e o Presidente do operador público de transporte de passageiros e de mercadorias, RENFE, Isaías Táboas Suárez. 

A delegação portuguesa integrou igualmente o Presidente da CP - Comboios de Portugal, Pedro Moreira, bem como Frederico Francisco, Coordenador do Grupo de Trabalho para o Plano Ferroviário Nacional. 

A discussão havida no decurso da reunião centrou-se sobretudo no desenvolvimento das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha no contexto das Redes Transeuropeias, bem como as questões relacionadas com a interoperabilidade e os serviços ferroviários transfronteiriços entre os dois países e entre a Península Ibérica e o resto da Europa.