IP junta-se à campanha “Portugal Chama Por Si. Por Todos.”

Ambiente e Sustentabilidade
Conservação e Manutenção
  • Portugal Chama Por Si. Por Todos.
  • Portugal Chama Por Si. Por Todos.
  • Portugal Chama Por Si. Por Todos.
  • Portugal Chama Por Si. Por Todos.

À semelhança de anos anteriores, a Infraestruturas de Portugal associa-se à campanha nacional “Portugal chama. Por si. Por todos." contra os incêndios florestais.

A IP associa-se a mais uma edição da campanha nacional “Portugal Chama”, promovida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) que abrange diversas áreas governativas e serviços tutelados pelos ministérios envolvidos na prevenção e combate aos incêndios florestais.

A limpeza das bermas nas vias rodoviárias e ferroviárias é uma das ações enquadradas nas medidas preventivas dos fogos rurais que a IP desenvolve com vários parceiros, em colaboração com as entidades. Anualmente estas intervenções são realizadas numa área superior a 20 000 hectares. 

Apesar de todo o trabalho realizado pela IP neste âmbito, é necessário que todos/as adotem comportamentos responsáveis de forma a minimizar o risco de ignição e propagação de incêndios. Perante o risco é fundamental assegurar a limpeza de terrenos em volta das casas, não fazer fogueiras ou queimadas, não largar beatas na estrada e evitar comportamentos de risco.

“Portugal Chama” é uma campanha de sensibilização à prevenção de incêndios. De modo a chegar ao maior número de pessoas possível, até porque a maioria dos incêndios rurais tem origem em comportamentos de risco, a IP e várias empresas aceitaram o desafio lançado pelo governo para alertar os seus colaboradores e clientes para a necessidade de evitar comportamentos de risco e contribuir para travar os incêndios mais gravosos. É também um apelo à ação que lança um desafio a cada um dos portugueses para que se mobilizem e contribuam para um país protegido de incêndios rurais graves.

Em caso de incêndio ligue para a Linha SOS Ambiente do Serviço de Proteção da Natureza do Ambiente da GNR 808 200 520 ou para o 112.