IP e IPP distinguidas pela APEE no "Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade"

Prémios e Reconhecimentos
Responsabilidade Social
  • Presidente da IP, Miguel Cruz, recebe prémios APEE
  • Diretor Geral IPT, Alberto Diogo, recebe prémios APEE
  • Prémios APEE
  • Prémios APEE

A IP foi distinguida com quatro prémios e uma menção honrosa no âmbito do "Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade", promovido pela APEE.

​No dia 17 de outubro, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a IP Património foram distinguidas no âmbito do "Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade", numa cerimónia organizada pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorreu no Palácio Alverca, designado de Casa do Alentejo, em Lisboa.

O evento promovido pela APEE, uma instituição reconhecida pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade como Organismo de Normalização Setorial (ONS) e que coordena a elaboração de normas nos domínios da Ética, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, reuniu dezenas de entidades para a atribuição de Prémios e Menções Honrosas, na sequência de 49 práticas candidatas em dois eixos: Responsabilidade Social e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A IP representada por Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração, e por Alberto Diogo, atual Diretor Geral da IP Telecom, recebeu quatro prémios e uma menção honrosa:


Eixo I – Responsabilidade Social


  • Categoria - Trabalho Digno e Conciliação | iniciativa “+Pai” - esta medida incentiva ao gozo da licença parental inicial partilhada por parte do colaborador pai. Pretende contribuir para a mudança de mentalidades e para que homens e mulheres tenham oportunidades semelhantes no local de trabalho, estimulando a participação igualitária no mercado de trabalho e reduzindo o estigma de menor assiduidade associado à maternidade. Procura também estimular a alteração de opiniões, ainda presentes no contexto familiar, empresarial, e na sociedade em geral, dando suporte aos homens para uma maior participação no processo de crescimento das crianças.
  • Categoria - Comunidade - | iniciativa "Rede de Ecopistas de Portugal" - vias de comunicação autónomas reservadas a deslocações não motorizadas, realizadas num quadro de desenvolvimento integrado que valoriza o meio ambiente e a qualidade de vida, favorecendo opções de deslocação mais sustentáveis, maximizando os benefícios para a saúde dos cidadãos proporcionando-lhes hábitos de vida mais saudáveis, as Ecopistas são um importante contributo para a descarbonização da mobilidade, a exploração racional e sustentável dos recursos naturais, numa lógica de diversificação sectorial e funcional das potencialidades emergentes do território. Onde antes passavam comboios, circulam hoje pessoas a pé, de bicicleta ou qualquer outro meio de mobilidade sustentável, em harmonia com a natureza ou comunhão com a urbe.
  • Categoria - Ambiente e Redução de Impactes | iniciativa “Programa de Monitorização da Mortalidade de Fauna, na Rede Rodoviária Nacional” - este programa, em curso desde 2010 a nível nacional, enquadra-se nas estratégias de Responsabilidade Social e Ambiental da empresa, nomeadamente no que respeita à conservação da biodiversidade. Tem como objetivo analisar os padrões de ocorrências, identificar zonas críticas e minimizar o risco de atropelamentos das diferentes espécies, tendo estabelecido metas quantitativas para os indicadores de mortalidade. Graças às intervenções que têm vindo a ser efetuadas para estabelecer corredores ecológicos e mitigar os atropelamentos, tais como passagens de fauna, barreiras para elevar o voo das aves, vedações eficientes, barreiras para anfíbios, entre outras, estas metas têm vindo a ser cumpridas.

Eixo II – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


  • Categoria ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis | iniciativa “Programa de Sustentabilidade e Eficiência - Energia, na IP” - a sustentabilidade energética é uma prioridade para a IP e foi neste contexto que a IP no ano de 2017 criou o Programa de Sustentabilidade e Eficiência – Energia, em articulação com a Agência para a Energia (ADENE). Neste contexto foi desenvolvido um plano de comunicação e criadas equipas compostas por técnicos e gestores de várias direções, responsáveis por disseminar as iniciativas deste programa. Desenvolveram-se ainda metodologias ao nível da priorização de atuação e monitorização, das instalações e equipamentos com maiores consumos energéticos. Este programa continua em curso e inclui a execução de diversas ações para a redução de consumos e emissões, desde a realização de análises e diagnósticos, à implementação de medidas de eficiência energética, de energias renováveis e de mobilidade elétrica. 
  • Categoria ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas | iniciativa “Programa de Eletrificação da Rede Ferroviária Nacional” - a modernização da infraestrutura ferroviária e em particular a sua eletrificação pretende contribuir para a redução das emissões de CO2 associadas ao material circulante. A eletrificação da rede permitirá assim aos operadores ferroviários a substituição dos comboios com tração a diesel por comboios com tração elétrica, para além de potenciar os sistemas de frenagem regenerativa de energia dos comboios, que representam 10% da energia consumida. A rede eletrificada em operação representa atualmente cerca de 74% da rede total. Para a concretização do Programa de Eletrificação a IP tem um vasto conjunto de investimentos previstos que permitirão até 2030 aumentar a extensão da rede ferroviária eletrificada até 97% da rede total.

Os prestigiados Prémios são um reconhecimento do trabalho das equipas da IP e da IPP nas questões sociais e de sustentabilidade, quer pela atividade da Empresa, enquanto organismo público, com responsabilidades acrescidas neste âmbito, mas também pelas características e impacto da nossa atividade na sociedade e também na vida dos colaboradores.

A edição 2023 contou uma vez mais com apoio institucional da Aliança ODS Portugal, da AIP – Associação Industrial Portuguesa, da CCP - Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, da Fundação Montepio, da UN Global Compact Network Portugal e do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.


Sobre o Prémio Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2023


Mário Parra da Silva, Presidente da APEE destaca que esta iniciativa é um fator de competitividade para as organizações portuguesas. O Reconhecimento de Práticas Responsabilidade Social e Sustentabilidade distingue desde 2015 a implementação de políticas e modelos de boa Governação em Organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor para as suas Partes Interessadas e contribuem ativamente para o Desenvolvimento Sustentável. 

A APEE tem como missão ajudar a criar e apoiar um modelo de Desenvolvimento que seja Sustentável, iluminado por Princípios e Valores Éticos, no plano ambiental pela harmonia com o Planeta e os recursos que nos disponibiliza, no plano social pela inclusão, diversidade e busca da felicidade, não deixando ninguém para trás. No plano económico pelo suporte a organizações que promovam a criação de valor partilhado para todas as Partes Interessadas, que assumem a sua quota parte de Responsabilidade Social no quadro de um ecossistema produtivo e de trabalho digno.