IP distinguida com o Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta"

Património
Ecopistas
Eventos
  • IP distinguida com o Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta"

Na Semana Europeia da Mobilidade, a IP foi distinguida com o Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta" pela execução do Plano Nacional de Ecopistas que promove a mobilidade suave, o meio ambiente e a qualidade de vida.

A Infraestruturas de Portugal (IP) foi galardoada com o Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta", uma iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), pela execução do Plano Nacional de Ecopistas, reconhecimento público pelo contributo da IP na promoção da utilização da bicicleta, possibilitando a reutilização dos corredores do património ferroviário desativado e a adaptação dos troços de plataforma de via em Ecopistas, vias de comunicação autónomas, reservadas a deslocações não motorizadas, realizadas num quadro de desenvolvimento integrado que valoriza a mobilidade suave, o meio ambiente e a qualidade de vida.
 
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, e contou com a presença, entre outras entidades, do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco e do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado. Paulo Rodrigues, da IPP, na qualidade de Gestor do Plano Nacional de Ecopistas, representou a IP na cerimónia e receção deste prestigiado galardão.
 
O prémio da FPCUB, criado em 2006, pretende "reconhecer publicamente o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado".

Conheça as nossas Ecopistas aqui:


Rota Ibérica - Futura Rota EuroVelo 16


No dia 27 de setembro, a FPCUB, atual coordenadora da Rede EuroVelo em Portugal, e a ConBici, coordenadora da Rede EuroVelo em Espanha, submeteram uma candidatura conjunta para reconhecer a Rota Ibérica, que liga Lisboa a Pamplona via Madrid com uma expansão de 1.900 quilómetros, como futura Rota EuroVelo 16.

Fonte: Website da  Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) sobre a "Futura EuroVelo 16 - Rota Ibérica Ciclável e atuais Rotas EuroVelo na Península Ibérica" 

Saiba mais no artigo da Federação que pode ler aqui:

Candidatura da Rota EuroVelo 16