Teve lugar dia 15 no Nó do Regado da A20 (VCI) a primeira ação de plantação de árvores no âmbito do projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto (FUN Porto) em que a IP participa em parceria com a Câmara Municiapal e a Área Metropolitana do Porto.
Neste evento foi plantada a primeira das cerca de 800 árvores e arbustos que até final da semana serão ali colocados, uma área bruta com cerca de 3,4 ha.
Esta ação marca o início de um projeto mais ambicioso para plantar dez mil árvores até 2021, criando 14 novos bosques urbanos, designados de Biospots, instalados em vários Nós e Taludes ao longo dos principais eixos viários da Área Metropolitana do Porto.
Para o desenvolvimento deste projeto foi estabelecido um acordo de cooperação entre a IP, a Câmara Municipal e a Área Metropolitana do Porto, tendo em vista concretização de um conjunto de áreas de floresta urbana em espaços que integram a Rede de Autoestradas do Grande Porto sob jurisdição da IP.
No âmbito deste acordo compete à IP, entre outras obrigações, definir as intervenções a executar nas áreas sob sua gestão, fazer a preparação do terreno e a plantação das espécies nativas fornecidas pelo Viveiro Municipal do Porto, fazer a manutenção adequada das áreas intervencionadas e assegurar as operações de reposição de plantas mortas.