IP associa-se à iniciativa "A Terra Treme" da Proteção Civil

Corporativo
Segurança
  • Logotipo da "A Terra Treme": fotografia 1

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, a 12.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico - "A TERRA TREME", coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

A Infraestruturas de Portugal (IP) associa-se mais uma vez a esta ação de sensibilização que pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que todos os cidadãos devem adotar em caso de sismo e que podem salvar vidas.

O objetivo é capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger. O exercício propriamente dito, compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar. Todos podem e devem participar, individualmente ou em grupo, de qualquer local do país onde se encontrem.

Em 2023, o exercício contou com a participação de mais de 20 mil participantes de organismos públicos e empresas, cerca de 530 mil jovens participantes da comunidade escolar e 1.870 participantes particulares.

A Segurança depende de todos e de cada um de nós. Conheça ou relembre aqui os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo e organize-se em sete passos essenciais:

Ver folheto - "A Terra Treme" 2024

Saber mais

ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil