Uma sessão de apresentação e debate das principais características da Linha de Alta Velocidade, em toda a sua extensão, e o seu impacto no desenvolvimento do serviço ferroviário no país.
No passado dia 27 de março, no Hotel Marriott em Lisboa, a Infraestruturas de Portugal (IP) esteve presente no Almoço-Debate sobre o tema “Alta Velocidade Ferroviária” que teve como orador o Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes, e que contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração, Miguel Cruz, e do Diretor-Adjunto de Engenharia e Ambiente, Pedro Pais.
Nesta sessão, na qual estiveram presentes representantes de empresas que abrangem diversas áreas económicas, assim como representantes de escolas de engenharia e do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, foi apresentado o projeto da Alta Velocidade Ferroviária Nacional, tendo sido evidenciado o seu papel estruturante no desenvolvimento do paradigma da mobilidade do País, não apenas no eixo Porto - Lisboa, mas também no restante território nacional e nas suas ligações a Espanha.
Este evento permitiu ainda esclarecer os presentes relativamente às opções estratégicas e técnicas assumidas no âmbito do projeto de Alta Velocidade, designadamente no que respeita à bitola, tema sempre muito discutido na opinião pública.
Este evento, relativo ao tema “Alta Velocidade Ferroviária” foi o primeiro de uma série de sessões que estão a ser promovidas pelo PROFORUM, que têm por objetivo aprofundar o conhecimento e discussão sobre temas estratégicos para o País, como a Gestão Hídrica ou a Inteligência Artificial e o seu impacto nas empresas.
Conheça a apresentação feita na sessão:
Apresentação da Linha de Alta Velocidade - Sessão da PROFORUM
Sobre a PROFORUM
A PROFORUM é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1995, com o objetivo de contribuir para o Progresso, Desenvolvimento e Internacionalização da Engenharia Portuguesa.
Tem como missão impulsionar o progresso, desenvolvimento e internacionalização da engenharia portuguesa, constituindo-se como um fórum dedicado à partilha de conhecimento e criação de ideias inovadoras.
A atividade de ENGENHARIA é entendida como cluster, que engloba várias áreas da atividade económica, de estudos e projetos, a execução de obras, fornecimento de bens e serviços, e financiamento de empresas de tecnologia, indústria, utilities e logística.
A PROFORUM é parceira do World Economic Forum (WEF), organização internacional envolvida na elaboração de pesquisas, publicações e fóruns regionais que abordam uma ampla gama de temas, desde a economia global e mudanças climáticas até à inovação tecnológica e o futuro do trabalho.
A IP, para além de associado da PROFORUM há vários anos, integra também a sua Direção, Conselho Geral e Conselho Estratégico.