Investimento PRR: concluída a requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança

Investimentos
Rodovia
  • Concluída a requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança
  • Concluída a requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança
  • Concluída a requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança
  • Concluída a requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança
  • Concluída a requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança

A empreitada abrangeu a renovação de cerca de 30 km, com um investimento de 16,9 milhões de euros. A reabilitação do pavimento, a melhoria do traçado, da sinalização e dos equipamentos de segurança, foram alguns dos trabalhos.

Com um investimento de 16,9 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi concluída a empreitada de requalificação da Estrada Nacional 103 (EN103), no troço entre Vinhais e Bragança.

A obra foi executada no âmbito da Componente C7 do PRR, dedicada a investimentos estruturais nos territórios transfronteiriços, com a finalidade de criar valor para as empresas e para a economia portuguesa. A empreitada abrangeu a renovação de cerca de 30 km da EN103, via que assegura a ligação entre as sedes de concelho de Vinhais e Bragança, nas proximidades do IP4, assumindo igualmente um relevante papel turístico ao garantir o acesso ao Parque Nacional de Montesinho, que delimita a região a sul.

Com o propósito de reduzir os tempos de percurso e melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária, os trabalhos incidiram sobre a reabilitação do pavimento, o reforço e a melhoria da sinalização e dos equipamentos de segurança, a adequação da rede de drenagem e a melhoria do traçado, nomeadamente através da retificação de curvas.

A reabilitação da EN103 traduz-se numa melhoria significativa dos níveis de conforto e segurança rodoviária, bem como na redução da extensão dos trajetos, disponibilizando uma infraestrutura com elevados padrões de qualidade ao serviço da mobilidade das populações e das empresas do nordeste do país.

IP já recebeu cerca de 374 milhões de euros de fundos europeus no âmbito do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência tem como propósito reforçar a robustez social, económica e territorial do país, acelerando simultaneamente a dupla transição digital e climática. Neste contexto, a Infraestruturas de Portugal (IP) tem vindo a assegurar uma execução sólida dos projetos que lhe foram atribuídos, posicionando-se como uma referência na concretização do PRR nacional, ao atingir um total de 374 milhões de euros de verbas recebidas da União Europeia.

Para garantir esta forte execução financeira, a IP superou todos os marcos definidos nos quatro contratos de financiamento assinados no âmbito da Componente 7 – Infraestruturas e da Componente 15 – Mobilidade Sustentável, correspondentes a objetivos concretos e verificáveis, associados a indicadores previamente estabelecidos.

No caso da empreitada da EN103, esta integra o investimento “Ligações Transfronteiriças”, sendo que a sua conclusão permitiu superar a meta final e cumprir, de forma integral e atempada, todos os objetivos definidos pela Comissão Europeia para este investimento.

No âmbito da Componente 7 do PRR, 13 das obras contratadas pela IP já se encontram concluídas, estando as restantes em plena execução no terreno, maioritariamente em fase final. Relativamente à Componente 15, dedicada à ferrovia, destaca-se a empreitada de conceção e construção integrada na Digitalização do Transporte Ferroviário, que se encontra igualmente em execução.

Os investimentos da Infraestruturas de Portugal contribuem para a construção de um território mais competitivo e mais coeso, com um forte enfoque no reforço das acessibilidades às Áreas de Acolhimento Empresarial, no desenvolvimento das ligações transfronteiriças e na conclusão de ligações em falta. Os projetos em curso apresentam uma ampla abrangência territorial, envolvendo várias regiões do país e promovendo a integração e valorização do interior.

Financiado por: