Início da requalificação da ER315 entre Mirandela e Bornes, em Bragança

Conservação e manutenção
Rodovia
  • Início da requalificação da ER315 entre Mirandela e Bornes, em Bragança
  • Início da requalificação da ER315 entre Mirandela e Bornes, em Bragança

Melhoria significativa das condições de circulação e segurança rodoviária, repondo os níveis de serviço adequados.

Em meados de setembro teve início a empreitada para a reabilitação da ER315 entre Mirandela e o cruzamento com o IP2 em Bornes, nos concelhos de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.

Com um investimento superior a 3 milhões de euros, esta intervenção tem como principal objetivo o reforço da segurança rodoviária, reabilitando o pavimento, a sinalização e equipamentos de segurança, repondo assim os níveis de serviço adequados.

O troço a reabilitar, com uma extensão de extensão aproximada de 20 km, tem início ao km 34, junto à Zona Industrial de Mirandela e termina ao km 53,360, no cruzamento com a EN102 após o atravessamento do IP2, em Bornes no concelho de Macedo de Cavaleiros. 

As intervenções previstas concentram-se na melhoria da geometria das interseções, mantendo-se a largura da plataforma atual, reforçando-se o pavimento da faixa de rodagem e, sempre que possível, pavimentando também as bermas e as travessias urbanas.

Serão realizados trabalhos de reparação e estabilização de taludes de aterro através de uma estrutura de enrocamento, bem como de taludes de escavação com a colocação de rede metálica e a execução de pregagens pontuais. Ao nível dos sistemas de drenagem serão realizados trabalhos de limpeza, desobstrução e reconstrução dos órgãos já instalados, enquanto no que respeita à sinalização e segurança serão substituídos todos os equipamentos. 

Durante a empreitada será necessário condicionar o tráfego, com recurso a circulação alternada do trânsito, regulada por sinalização luminosa no local de execução dos trabalhos, que será oportunamente divulgado.