O Governo anunciou a localização do Novo Aeroporto de Lisboa, a construção de uma nova ponte sobre o Tejo e da ligação ferroviária em Alta Velocidade a Madrid.
No final do Conselho de Ministros que se realizou ontem, dia 14 de maio, na sua declaração ao país, o Primeiro-Ministro, Luis Montenegro, anunciou que o Conselho de Ministros decidiu «Mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos necessários para a construção da Terceira Travessia do Tejo em Lisboa e da Ligação de Alta Velocidade (LAV) de Lisboa a Madrid».
A construção da LAV Lisboa-Madrid irá potenciar a transferência modal para um meio de transporte energeticamente mais eficiente, contribuindo fortemente para a descarbonização no setor dos transportes, promover o desenvolvimento económico e a coesão territorial e social.
O projeto de construção das ligações Linha de Alta Velocidade prevê que, com a sua conclusão integral, o trajeto Lisboa-Madrid far-se-á em 3h00.
Também a nível nacional os impactos positivos serão relevantes, permitindo reduzir o tempo de percurso na viagem Lisboa-Elvas para cerca de 2h00 em 2025 e para cerca de 1h00 em 2034, quando todo o percurso estiver operacional.
A Nova Linha de Évora está em fase final de construção, devendo entrar ao serviço no próximo ano. O projeto agora anunciado, de ligação LAV Lisboa-Madrid, inclui a construção da Terceira Travessia do Tejo, bem como a ligação ferroviária entre Poceirão e Évora.
A criação de uma nova travessia do Tejo é também importante no contexto das acessibilidades ao Novo Aeroporto de Lisboa.
É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que a IP assume desde já este desafio que agora lhe é confiado.
Alta Velocidade
Ferrovia
Rodovia