Estação de Queluz-Belas - novas escadas rolantes

Investimentos

No dia 4 de agosto entraram ao serviço quatro novas escadas rolantes na Estação de Queluz-Belas, na Linha de Sintra.

Esta intervenção dá resposta a uma necessidade dos utentes da estação e da população local que, com estes equipamentos, veem facilitados os seus acessos à infraestrutura ferroviária e no atravessamento urbano através da passagem inferior pedonal.

Estas escadas substituíram os equipamentos instalados à data da modernização da estação, em 2001, e que desde 2015 apresentavam graves anomalias decorrentes do facto de se encontrarem em zona descoberta, obrigando à sua imobilização prolongada.

A instalação dos novos equipamentos, de tecnologia mais avançada, adaptados a espaços exteriores e resistentes a intempéries, obrigou a uma complexa operação logística e teve um investimento associado de 292 mil euros.

As novas escadas mecânicas, mais ecológicas e eficientes a nível energético, estão dotadas de iluminação de baixo consumo, sistema de economia de energia através de velocidade variável, e ainda, uma drive regenerativa de energia através da qual a energia mecânica não utilizada é transformada em electricidade que é reinjetada na instalação.

De referir que a Infraestruturas de Portugal (IP) tem instalados 438 equipamentos eletromecânicos nas diferentes estações ferroviárias do país, e que destes, 255 são elevadores, 171 escadas rolantes e 12 tapetes.

Para garantir a sua operacionalidade e proporcionar aos clientes um padrão de serviço, segurança e conforto, que se quer elevado e exigente, a IP detém um contrato de Prestação de Serviços de Manutenção que abrange todos estes equipamentos, 365 dias por ano, 24 horas por dia.