A IP consignou a Empreitada de Estabilização de Taludes de escavação em 410 metros da Linha do Douro, entre os quilómetros 56,550 e 56,960, de ambos os lados da via, no concelho de Marco de Canaveses.
Nesta extensão localizada a sudoeste da Estação de Livração, os trabalhos envolvem limpeza e saneamento de blocos soltos, reperfilamento e aplicação de redes de proteção com pregagens, cujo objetivo se traduz na minimização de risco para a circulação.
A obra terá a duração de cinco meses, e apesar da sua enorme complexidade desenvolver-se-a em período noturno por forma a não comprometer a circulação regular de comboios, resultado de um criterioso plano de trabalhos e de adoção de fortes medidas de segurança.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea, e através de acompanhamento e monitorizações permanentes, a IP desenvolveu na Linha do Douro, nos últimos anos, diversas intervenções de estabilização de taludes, cujo investimento total foi de cerca de 8,5 milhões de euros.
A Infraestruturas de Portugal tem por obrigação assegurar as condições de segurança e a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária, procurando corrigir antecipadamente situações que apresentem sinais de instabilidade.
Por exemplo, na Linha do Douro, para além da empreitada agora consignada, estão planeadas diferentes ações de tratamento e estabilização de taludes num investimento de aproximadamente 30 milhões de euros.