Foi adjudicada a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Mangualde. Com um investimento associado de 57,6 milhões de euros e um prazo de execução de 760 dias, esta obra integra o Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, e pretende potenciar o transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e a Espanha.
No âmbito da obra será executada a requalificação integral de um troço com cerca de 40 quilómetros de extensão sobre o canal atual da Linha da Beira Alta. Neste âmbito serão efetuados trabalhos de substituição total da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, de alteração do layout das estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, assegurando o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e de otimização das condições de exploração.
Em complemento estão igualmente previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes - Passagens Superiores e Passagens Inferiores - e as devidas adaptações nas instalações fixas de tração elétrica, bem como a construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações; RCT+TP.
Ainda na presente empreitada está prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache e a construção do respetivo desnivelamento e restabelecimentos associados ao mesmo.
A Infraestruturas de Portugal tem atualmente três empreitadas para a Modernização da Linha da Beira Alta a concurso, em fase de receção de propostas, representando no seu conjunto um valor global de investimento estimado de cerca de 200 milhões de euros:
- Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão - 34 quilómetros de extensão | Construção da Concordância da Mealhada - ligação, com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta | Preço Base 80M€;
- Troço Cerdeira – Vilar Formoso | 25 quilómetros de extensão | Preço Base 50M€;
- Troço Celorico da Beira – Guarda | 46 quilómetros de extensão | Preço Base 90,4M€.
Está já a ser desenvolvida a intervenção de modernização do troço com entre Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, num investimento de 8,7 milhões de euros.
Trata-se de um conjunto de investimentos de elevada importância para a requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso, através da Linha da Beira Alta, é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
A “Empreitada do Troço Santa Comba Dão – Mangualde integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.