Debate sobre a Ligação de Alta Velocidade Porto-Vigo na ‘Antena Minho’

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  • Debate sobre a Ligação de Alta Velocidade Porto-Vigo na ‘Antena Minho’.

A Linha de Alta Velocidade no troço Porto-Vigo é um dos principais investimentos projetados no âmbito do Eixo Atlântico.

O futuro troço da Linha de Alta Velocidade Porto-Vigo é um dos principais investimentos projetados na modernização da rede ferroviária que liga Portugal à Europa, no âmbito do Eixo Atlântico.

Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) avançou no programa 'Hoje em Dia', emissão conjunta da rádio Antena Minho e da Onda Cero, de Vigo, no dia 31 de janeiro, que o projeto da futura Ligação Ferroviária de Alta Velocidade Porto-Vigo, aproveitará os estudos do traçado de 2009.

‘Vamos atualizar esses estudos de engenharia e ambiente e voltar a submetê-los ao Ministério do Ambiente…ao contrário de Espanha, Portugal, durante muitos anos, apostou muito na sua rede de estradas,…reconhecendo os decisores políticos, mais recentemente, que o caminho-de-ferro é um dos pilares do futuro da mobilidade’.

Sobre a futura Ligação em Alta Velocidade entre Braga e Vigo, que implicará a construção de uma nova estação em Braga, Carlos Fernandes disse que um novo atravessamento do rio Minho será construído a montante da atual ponte internacional de Valença.

Quanto ao calendário de construção da nova via, o vice-presidente da IP afirmou que 'o mesmo implica uma grande coordenação com o lado de Espanha’, lembrando que, ‘no passado, Portugal comprometeu-se em avançar com a alta velocidade entre Porto e Vigo e depois recuou...atualmente, existe um compromisso político entre ambos os países e estão a avançar os estudos com o objetivo de ter a Ligação de Alta Velocidade entre Braga e Vigo concluída até 2030'.

Na mesma emissão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou que ‘só a nova Linha de Alta Velocidade permitirá encurtar a viagem para uma hora, o que será verdadeiramente diferenciador e irá mobilizar utilizadores…as novas ligações por ferrovia entre as grandes cidades do norte de Portugal e da Galiza, e destas ao aeroporto Sá Carneiro, têm de ‘coser’ com a micro-mobilidade", que, no caso de Braga, passará por ligações 'metro-bus' com as cidades de Guimarães, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.

Miguel Bugarín, da Universidade da Corunha, defendeu que 'a ferrovia representa um novo paradigma da mobilidade de pessoas e mercadorias na Europa', sendo reconhecida como ‘o único meio de transporte que garante uma contribuição mínima para o aquecimento global’. Para este especialista, ‘é essencial para a Galiza reforçar as conexões com Portugal", o que passa pelo ‘reforço das infraestruturas de transporte’.

Lara Mendez, alcaldesa de Lugo e presidente da Associação do Eixo Atlântico, defendeu, por seu lado, que o investimento no transporte público, nomeadamente o ferroviário, tem de chegar a toda a euro-região interior.