Corredor Internacional Sul

Gestão de Projetos Ferroviários

A Infraestrutura de Portugal procedeu ao lançamento do Concurso Público para a nova Linha de Évora, um troço ferroviário entre Évora e a Linha de Leste, junto a Elvas, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

A Linha de Évora terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Eletrificada (25 kV-50 Hz), balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente. Ao longo do troço serão construídas 52 Passagens Superiores e Inferiores à via férrea, 29 Pontes e Viadutos ferroviários e 3 Estações técnicas.

A construção desta nova plataforma ferroviária constituirá a maior extensão de caminho-de-ferro construída há mais de um século no nosso país.

O arranque desta nova ligação ferroviária é assinalado com o lançamento, esta segunda-feira dia 5 de março, do Concurso Público para a construção do troço com 20,5 quilómetros de extensão entre Évora Norte e Freixo, seguindo-se, nas próximas semanas, o lançamento dos concursos para a construção dos troços entre Freixo e Alandroal, com 20,5 quilómetros, e entre Alandroal e a Linha de Leste, com 38,8 quilómetros de extensão.

A futura Linha entre Évora e Elvas representa um investimento de 530 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus. 

 

Integrado também na criação do Corredor Internacional Sul, têm início no terreno, dia 5 de março, os trabalhos de modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha) e que integra o futuro Corredor Internacional Sul.

Trata-se de um investimento no valor de 23,2 milhões de euros que engloba, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas;
  • Ampliação da estação de Elvas para permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros;
  • Otimização e melhoramento das linhas II, III, IV, V, VI e VII;
  • Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
  • Alteamento das plataformas;
  • Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada;
  • Renovação integral da superestrutura de via;
  • Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção;
  • Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária;
  • Construção de maciços de catenária para a eletrificação;
  • Melhoria da segurança na circulação rodoferroviária, através da Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
  • Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das centenárias Pontes Ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.

Empreitada - Modernização da Linha do Leste, troço Elvas (inclusive) – Fronteira

Custo Total - 23,2 M€*

Fundos EU - 50% Projeto, 40% Obra 

Fundos Portugal -50% Projet, 60% Obra

Ponto de Situação (Financiamento) - Candidaturas aprovadas

*Inclui o valor da empreitada, de 15M€, e custos com expropriações e fiscalização.

Confinanciado UE

Mais informação referente ao Corredor Internacional Sul

Ver filme Corredor Internacional Sul 

 


Apresentação - Corredor Internacional Sul (Évora-Caia)


Brochura - Ferrovia 2020