Consignada a empreitada para obras na A1 e na A20

Rodovia
Conservação e Manutenção
  • Consignada a empreitada para obras na A1 e na A20 - fotografia 1

Foi consignada a empreitada de reabilitação de 4 obras de arte localizadas ao longo da A1, nos concelhos Porto e Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto.

A empreitada surge após a realização de inspeções feitas pela IP às 4 obras de arte - na A1, ao km 300,950, Passagem inferior- Rua Tenente Valadim e na A20, ao km 013,335, na Passagem Superior - Nó de Paranhos; ao km 015,621, na Passagem Agrícola - Hospital Prelada. Reabilitação - localizadas ao longo da Via de Circular Interna (VCI), nos concelhos de Vila Nova de Gaia e do Porto, onde se verificaram a existência de várias patologias.

Assim, a intervenção terá como principal objetivo a reabilitação e reforço estrutural das obras de arte, contribuindo para uma melhoria da estabilidade estrutural, durabilidade e condições de segurança rodoviária.

Assim foram preconizados os seguintes trabalhos:

  • Colocação de tubos geodreno perfurados em PVC Ø90 mm, solidarizados com bueiro;
  • Refechamento de juntas de alvenaria dos encontros e muros avenida;
  • Prospeção sistemática das superfícies de betão;
  • Trabalhos de reparação do betão;
  • Selagem e injeção de fendas com abertura;
  • Aplicação de revestimento espesso de proteção;
  • Aplicação de inibidor de corrosão nas superfícies de betão;
  • Aplicação de revestimento acrílico protetor das superfícies de betão;
  • Trabalhos de reconstrução das cornijas;
  • Colocação de painéis de rede laterais;
  • Reparação de fendas com recurso a agrafos:
  • Substituição da vedação de entrada e saída da obra de arte incluindo substituição de portões duplos metálicos.

Condicionamentos


Quanto aos condicionamentos, importa saber: 

  • Obra de Arte 2518 - PI - Rua Tenente Valadim;

O tipo de trabalhos previstos para esta obra não justifica a introdução de qualquer condicionamento de tráfego na via superior – A1. Ao nível da via inferior e de forma a possibilitar a execução dos trabalhos de reabilitação previstos considera-se que poderá ser ocupado temporariamente uma parte de cada um dos vãos sob a obra de arte.

  • Obra de Arte 3260 - PS – Ramo de acesso – Nó de Paranhos;

O tipo de trabalhos previstos para estas obras obriga à introdução de condicionamentos de tráfego quer na via superior – Rua de Faria Guimarães, quer na via inferior – A20. Estes trabalhos só poderão ser realizados obrigatoriamente em período noturno entre as 22h00 e as 07h00 ou em alternativa, com prévia autorização da fiscalização em períodos diurnos de menor intensidade de tráfego, devendo ser mantida sempre uma via de circulação em cada um dos sentidos.

No caso desta obra de arte, o trânsito será interrompido no ramo para a realização dos trabalhos na face inferior do tabuleiro e reconstrução das cornijas. Estes trabalhos deverão ser realizados obrigatoriamente em período noturno entre as 22h00 e as 07h00 ou em alternativa, com prévia autorização da fiscalização em períodos diurnos de menor intensidade de tráfego. Uma vez que será necessário proceder ao corte de tráfego no ramo no período mencionado, terá de ser implementado o desvio de tráfego previsto no projeto.

  • Obra de Arte 3261 - PS - Nó de Paranhos;

No caso desta obra, o trânsito será interrompido sob a via onde estiverem a ser realizados trabalhos sendo sempre obrigatória a manutenção de pelo menos 1 via em cada sentido. Sempre que os trabalhos provoquem supressão do nº vias em serviço, estes deverão ser realizados obrigatoriamente em período noturno entre as 22h00 e as 07h00 ou em alternativa, com prévia autorização da fiscalização em períodos diurnos de menor intensidade de tráfego.

  • Obra de Arte 2377 - PA - Hospital da Prelada;

Todos os trabalhos de reabilitação previstos para esta obra serão executados na parte inferior pelo que não haverá necessidade de introdução de quaisquer condicionamentos de tráfego na via superior. A obra encontra-se atualmente vedada com portões e o acesso à via inferior é feito pelo Hospital da Prelada, sem necessidade de introdução de quaisquer condicionamentos de tráfego.