Consignação da empreitada "Linha do Douro - Modernização do troço Caíde - Marco"

Investimentos

A Infraestruturas de Portugal consignou hoje a empreitada de conclusão da Eletrificação e Renovação Integral de Via (RIV) do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques e do Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes.

Um investimento no valor de cerca de 10 milhões de euros, que envolve, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Conclusão da Eletrificação;
  • Intervenção nos Túneis de Caíde, Gaviara e Campainha: beneficiação, reforço estrutural e  rebaixamento para colocação da catenária; 
  • Renovação Integral da superestrutura da via (carril, travessas e balastro);
  • Prolongamento das plataformas de passageiros nos Apeadeiros de Oliveira e Recesinhos e reposicionamento da plataforma na Estação de Livração.

A empreitada que agora se inicia no troço Caíde – Marco de Canaveses, com cerca 14,4 km, integra o projeto de modernização da Linha do Douro, numa extensão total de 58 quilómetros entre Caíde e Régua, que a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver no âmbito do plano de investimentos na Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020.

A concretização destes investimentos visam dotar a Linha do Douro de um nível de serviço superior, com melhores níveis de segurança, eficiência e competitividade do sistema ferroviário.

A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Douro - Modernização do troço Caíde - Marco”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

ipcLogosInstituicoes