Pretendendo alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu no domínio dos transportes, a Comissão Europeia propõe tornar 2021 no Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Com esta iniciativa os responsáveis europeus visam promover este modo de transporte enquanto escolha sustentável, inovadora e segura, através de uma série de eventos e campanhas.
Durante o ano serão debatidos os desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único sem fronteiras e os seus benefícios para as pessoas, a economia e o clima.
Adina Vălean, Comissária Europeia responsável pelos Transportes, explicou como o “transporte ferroviário representa enormes benefícios em áreas como a sustentabilidade, segurança e até velocidade, desde que organizado e projetado de acordo com os princípios do século XXI”.
A responsável da Comissão afirmou ainda que “instaurar uma rede ferroviária coerente e funcional em toda a Europa é um exercício de coesão política” e que “o Ano Europeu do Transporte Ferroviário não é um evento aleatório, surge no momento certo, quando a União Europeia precisa deste tipo de projeto coletivo.”
Em Portugal, a Infraestruturas de Portugal tem vindo a desenvolver, com o apoio dos Fundos da União Europeia no âmbito do Portugal 2020, o Projeto Ferrovia 2020 – Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional. Com um investimento de 2 mil milhões de euros, pretende-se aumentar a competitividade e o uso do transporte ferroviário, melhorar as ligações internacionais e criar condições para a interoperabilidade ferroviária, com intervenção em mais de 1 000 quilómetros de linha férrea.
Transporte ferroviário - uma interligação sustentável e segura
Sendo um dos modos de transporte mais sustentáveis e seguros que existem, o transporte ferroviário desempenhará um papel crucial no futuro sistema de mobilidade da Europa. O transporte ferroviário é não só respeitador do ambiente e eficiente do ponto de vista energético, mas o único modo de transporte que reduziu quase continuamente as suas emissões de CO2 desde 1990, tendo ao mesmo tempo aumentado os volumes de transporte.
Porquê o ano 2021?
Com esta proposta a Coissão Europeia pretende que o Ano Europeu do Transporte Ferroviário em 2021 acelere o ritmo da modernização dos caminhos-de-ferro, tornando-se uma alternativa mais popular relativamente a modos de transporte menos sustentáveis.
O ano de 2021 assinala também vários aniversários importantes para o transporte ferroviário: o vigésimo aniversário do primeiro Pacote Ferroviário, o 175.º aniversário da primeira ligação ferroviária de sempre entre duas capitais da UE (Paris-Bruxelas), assim como os 40 anos do TGV e os 30 anos do InterCityExpress (ICE).
A proposta da Comissão relativa à declaração de 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário necessita agora de ser adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
Mais informações:
Proposta de Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao Ano Europeu do Transporte Ferroviário (2021)
Ficha informativa: 2021 – Ano Europeu do Transporte Ferroviário
Pacto Ecológico Europeu
Fonte: IP / Representação da Comissão Europeia em Portugal