Apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de combater o desrespeito pelas regras de segurança na utilização do caminho-de-ferro, são prática frequente ações negligentes em plena via-férrea ou em passagens de nível, que colocam em perigo a integridade física dos transgressores e dos próprios passageiros do comboio.
• No atravessamento de uma passagem de nível respeite a sinalização apresentada.
• Certifique-se que não se aproxima nenhum comboio e faça-o com rapidez. Nunca
pare a meio do atravessamento.
•A pressa é inimiga da prudência, nunca descure a aproximação de um comboio.
• Atravessar uma passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou sinalização
ativa é ilegal e pode ser mortal.
• Atravessar a via-férrea fora dos locais identificados ou sinalizados é ilegal e está
sujeito a coima.
• No atravessamento de via-férrea lembre-se que um comboio pode ocultar outro.
• A proibição de atravessamento numa passagem de nível tem início a partir do
momento em que a sinalização luminosa é ativada.
• O desrespeito pela sinalização nas passagens de nível representa uma
contraordenação grave punível com coimas que podem ir até os 645 euros.
• A audição é um sentido privilegiado para se dar conta da aproximação de um
comboio. Nunca atravesse uma linha de caminho-de-ferro com auscultadores nos ouvidos.
• Se um veículo avariar numa passagem de nível e o comboio se aproximar, deve
abandonar imediatamente a viatura e afastar-se da via-férrea.
• As passagens de nível automatizadas estão dotadas de um número de contacto
para o qual deverá ligar em caso de emergência.
Os comboios têm sempre prioridade em relação a qualquer outro veículo.
Um automóvel a circular a 90km/h necessita de 60m para parar; um comboio a circular à mesma velocidade necessita de 600m.
Os comboios podem circular em qualquer sentido e circulam sempre a uma velocidade maior do que aquela que aparentam.
Os comboios podem ter uma massa superior a 2000 toneladas; é a mesma proporção de um carro para uma lata de refrigerantes.