Balanço da participação da IP no Transport Research Arena Lisbon 2022

Corporativo
Eventos
Internacional
  • Balanço da participação da IP no TRA Lisbon 2022.
  • Balanço da participação da IP no TRA Lisbon 2022.
  • Balanço da participação da IP no TRA Lisbon 2022.
  • Balanço da participação da IP no TRA Lisbon 2022.
  • Balanço da participação da IP no TRA Lisbon 2022.
  • Balanço da participação da IP no TRA Lisbon 2022.

Sob o mote "Movendo-se juntos – repensar a mobilidade em todo o mundo", o TRA Lisbon 2022 concentrou a apresentação de soluções de inovação dentro deste setor. 

O Transport Research Arena Lisbon 2022 (TRA) contou com o empenho e participação da IP em várias vertentes, nomeadamente com a inclusão de trabalhos técnicos, visitas a infraestruturas críticas, intervenção no painel ‘Mobilidade Verde e Descarbonização’, e presença na área expositiva.

Enfrentando uma transformação contínua, a indústria dos transportes está a tornar-se mais moderna, mais rápida e segura, enquanto se foca em soluções sustentáveis e digitais. 

No plano europeu, a implementação de meios de transporte sustentáveis e inovadores desempenha um papel importante nos objetivos energéticos e climáticos da UE.

A participação da IP neste importante fórum, incluiu a apresentação e discussão de trabalhos de excelência científica, investigação e inovação:

Advanced analytics enhancing infrastructure availability

Da autoria de Luís Rolo Mestre, Andreia Grossinho e Carlos Pedro Conde, da Direção de Asset Management, em co-autoria com o SAS.

Strategical and tactical asset management for the North Line in Portugal

De João Gomes Morgado, da Direção de Asset Management, em co-autoria com a Fraunhofer.

Tools for performance management of earth retaining structures: Implementation in Infraestruturas de Portugal

Da autoria de João Amado, Alexandra Pratas, Maria Pinheiro, da Direção de Asset Management, e André Martinez e Bernardo Monteiro, da Direção de Engenharia e Ambiente.

Climate change resilience plan for infrastructures (PRIAC)

Cujos autores são Luísa Soares e Paulo Melo, da Direção de Planeamento Estratégico.

Project Radius – Railway digitalisation using drones

De Fernando Gil, da Direção de Sistemas de Informação, em co-autoria com a EuroUSC, Hitachi Rail STS e ZenaByte.

The Portuguese General Land Transport Law

Cujo autor é Luís Farinha, da Direção de Assuntos Jurídicos.

 


Congressistas em visita técnica ao Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa


Os CCO são centros multidisciplinares, tecnicamente evoluídos e dotados dos mais modernos sistemas de apoio à exploração ferroviária. Integram todas as funções relevantes para garantir a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura e a eficaz gestão da circulação ferroviária. São alvo de benchmarking internacional e têm servido de referência a empresas ferroviárias de todo o mundo.


O novo Centro de Controlo de Tráfego 


Acabado de inaugurar num edifício dedicado na Sede da IP, o Centro de Controlo de Tráfego (CCT), recebeu congressistas do TRA Lisbon 2022 para uma visita técnica. O CCT monitoriza em tempo real, 24 horas por dia, o tráfego rodoviário prestando o apoio necessário para melhorar as condições de circulação e assistência ao utente, coordenando-se com os restantes meios operacionais internos, forças de segurança ou meios de socorro.


Mobilidade Verde e Descarbonização


O Presidente da UIC Europe Region e responsável pelas Relações Internacionais da IP, Francisco Cardoso dos Reis participou na Sessão Plenária 'Mobilidade Verde e Descarbonização'.

Nesta Sessão Plenária, o desafio relacionado com a neutralidade carbónica no sistema de transporte foi explorado, tendo em conta diferentes modos de transporte e a abordagem completa da cadeia de valor. 

As principais iniciativas políticas que impulsionaram esta sessão estão relacionadas com o cumprimento do Green Deal europeu e os seus objetivos globais em matéria de sustentabilidade e neutralidade carbónica. O Grean Deal da UE inclui um objetivo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes em 90% até 2050.

Para atingir este objetivo, a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente é também um dos principais impulsionadores das prioridades do aumento da captação de veículos com emissões zero e de ter pelo menos 100 cidades neutras em termos climáticos na Europa até 2030.
 
A Sessão contou também com Charlotte Huebner, Diretora de Assuntos Públicos e Regulamentares da ESG em Maersk,  Joaquim Guerra, Administrador da CP – Comboios de Portugal, Luca Bedon, Responsável de R&T em AvioAero – GE Aviation Business, Patrick Child, Deputy Director-General DG Environment and Mission Manager for Climate-Neutral and Smart Cities da Comissão Europeia e Peter Lehnert, Vice President da BMW. O moderador foi Jacki Davis.


O Transport Research Arena em Portugal


O TRA Lisbon 2022 foi organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), Instituto da Mobilidade e dos Transportes, (IMT), Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Magalhães – Associação de Assuntos Europeus e coorganizada com a Comissão Europeia e recebeu cerca de 2.000 congressistas e 70 países. O próximo Transport Research Arena, terá lugar em Dublin, em 2024.

 


Notícias relacionadas