- A melhoria da ligação ferroviária aos portos de Sines, Setúbal e Lisboa;
- O incremento da capacidade permitindo maiores velocidades e o cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento;
- Reforço da fiabilidade e segurança do serviço ferroviário e da segurança rodoviária, através da automatização e supressão de diversas passagens de nível e da construção de desnivelamentos ao longo deste troço, nomeadamente na zona de Santiago do Cacém.
Na reunião, foi ainda apresentado o programa de trabalhos para a Linha de Sines e prestada informação sobre os respetivos investimentos.
O projeto de criação do Corredor Internacional Sul, ligando Sines e a Fronteira em Elvas (Caia), integra o Plano de investimentos para a modernização da Rede Ferroviária Nacional, e está em fase de implementação, tendo sido lançada a primeira empreitada para a eletrificação do troço entre Elvas e Fronteira (Caia).
A criação do Corredor Internacional Sul representa um investimento previsto em mais de 626 milhões de euros, dos quais estima-se que cerca de 356,7 milhões de euros possam ser comparticipados pela U.E..
A concretização deste investimento tem como principais objetivos:
- A redução do tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia;
- A utilização de tração elétrica ao longo de todo o trajeto;
- O aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da instalação de um novo sistema de sinalização e telecomunicações;
- A redução da sinistralidade rodoviária e ferroviária com a eliminação de passagens de nível;
- Potenciar a redução da sinistralidade rodoviária com a possível transição do modo rodoviário para o ferroviário no transporte de mercadorias.
- O aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400 metros para 51 de 750 metros.
- Preparado para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC (internacional), quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola internacional.