Modernização da Linha do Oeste

Investimentos

A Infraestruturas de Portugal publicou no dia 23 de julho em Diário da República dois Concursos Públicos para a execução de empreitadas no âmbito do projeto de Modernização da Linha do Oeste, que representam um investimento global estimado em 74,3 milhões de euros.

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Este projeto de modernização foi apresentado nesta data na Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha, numa reunião que contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Silva, do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira e do presidente e vice-presidente da IP, António Laranjo e Carlos Fernandes.

As empreitadas a concurso são:
 
Modernização do troço da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras
 
Com um investimento estimado em 68,5 milhões para a eletrificação e modernização da via num troço com 43 quilómetros de extensão, a obra envolve, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos:
 

 

  • Criação de dois desvios ativos, com uma extensão total de 16 quilómetros, para permitir o cruzamento de comboios sem necessidade de paragem (Desvio ativo 1: com cerca de 10 quilómetros, entre a estação de Mira Sintra-Meleças e o apeadeiro de Pedra Furada e desvio ativo 2: com cerca de 6 quilómetros, entre a estação da Malveira e o quilómetro 44,3, a sul do Túnel da Sapataria);
  • Eletrificação integral do troço no sistema 2 x 25kV -  50 Hz;
  • Trabalhos de beneficiação em cinco estações e seis apeadeiros, com a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada às plataformas de passageiros e alteamento das plataformas;
  • Automatização e supressão de Passagens de Nível;
  • Construção de nove passagens desniveladas;
  • Reabilitação estrutural e rebaixamento da plataforma ferroviária para colocação da catenária nos túneis de Sapataria, Boiaca, Cabaço e Certã;
  • Instalação de Sinalização Eletrónica, Telecomunicações e GSM-R (a presente empreitada a lançar tem a cargo a execução de caminhos de cabos, preparação de salas técnicas e instalação de antenas);
  • Instalação do Sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção.


Esta empreitada tem um prazo de execução previsto de 24 meses, estimando-se que esteja concluída no terceiro trimestre de 2022.
 
Conceção-execução da Subestação de Tração de Runa, Postos Autotransformadores e de Zona Neutra no Troço Mira Sintra-Meleças - Caldas da Rainha, da Linha do Oeste
 
Com um valor base de investimento de 5,8 milhões de euros, para a construção de sistemas de tração elétrica, a intervenção engloba:

  • Construção de uma Subestação de tração elétrica na zona de Runa;
  • Construção de cinco Postos Autotransformadores distribuídos ao longo do traçado entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha;
  • Construção de um Posto Autotransformador de Zona Neutra na zona de Sabugo.


Esta empreitada tem um prazo de execução previsto de 781 dias de calendário, estimando-se que esteja concluída no terceiro trimestre de 2022.

O projeto de modernização da Linha do Oeste, que está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal no âmbito do programa Ferrovia 2020, será executado de forma faseada em duas empreitadas, a primeira foi hoje lançada, correspondendo à eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.
 
Ainda no decorrer deste ano, será publicado o concurso para a intervenção no troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, com um valor estimado de 30,4 milhões de euros.
 
A modernização da Linha do Oeste compreende um investimento global superior a 155 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia, que engloba:
 

  • o desenvolvimento de estudos e projetos,
  • a execução de duas empreitadas de eletrificação, via-férrea, construção civil e obras geotécnicas,
  • a construção de passagens superiores e inferiores e de estruturas de proteção e estabilização da plataforma,
  • a modernização e adaptação dos cais de passageiros,
  • a conceção e execução de uma subestação de tração e de postos autotransformadores e
  • a realização de seis empreitadas para a sinalização e telecomunicações.

 
O projeto de Modernização da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha tem como principais objetivos a melhoria da eficiência e competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade, segurança e fiabilidade da exploração e pela redução dos tempos de trajeto.
 
A eletrificação do troço até Caldas da Rainha permitirá a redução do tempo de percurso, Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em de cerca de 30 minutos e irá assegurar a possibilidade de aumento da oferta de 16 circulações para 48 (2 sentidos) no troço a sul das Caldas da Rainha - Torres Vedras.
 
Esta ação integrará a candidatura a submeter no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Modernização do troço Mira Sintra-Meleças - Torres Vedras (excl.), da Linha do Oeste”, para a qual se prevê um financiamento comunitário de cerca de 39%.