Alunos do Programa ISEL Alive visitam a Ponte 25 de Abril

Corporativo
Geral
  • ISEL Alive
  • ISEL Alive

A IP é parceira do ISEL no âmbito de várias ações de âmbito técnico e académico, especialmente no envolvimento na Pós Graduação em Engenharia Ferroviária.
 

O ISEL Alive é um curso de verão destinado a jovens do ensino secundário. Durante 5 dias aprendem de forma lúdica como funciona o ensino superior, realizam visitas técnicas e assistem a seminários, atividades que pretendem desvendar conceitos de engenharia nas mais variadas dimensões.

O Gestor Operacional da Ponte 25 de abril, Pedro Abegão, fez uma detalhada apresentação no auditório do Campus do Pragal a dois grupos de alunos do ensino secundário no âmbito do Programa ISEL Alive, a qual suscitou bastante interesse e muitas questões por parte dos alunos. De seguida tiveram oportunidade de visitar o maciço de amarração do cabo de suspensão principal da Ponte, localizado na margem sul do rio. 

Nesta visita à IP, os grupos tiveram a oportunidade de perceber não só como foi construída e funciona a Ponte, uma das obras mais emblemáticas e importantes de Portugal, mas também lhes foram explicadas muitas das principais atividades permanentes e periódicas para o necessário funcionamento da Ponte: manutenção, segurança, tipos de intervenção aérea, subaquática, no tabuleiro rodoviário, na ferrovia, no túnel do Pragal, que especialistas compõem as equipas, etc.

A IP recebeu um especial agradecimento da Professora Alexandra Costa do ISEL, reportando que de todas as visitas técnicas que o Programa ISEL Alive proporciona as visitas à IP são as de maior sucesso entre os jovens.