IP promove visita técnica à empreitada em curso no IC2

Conservação e Manutenção
Rodovia
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A empreitada em curso no IC2 tem como principais objetivos a reabilitação estrutural do pavimento, o reforço das condições de drenagem e a reposição das condições de sinalização e segurança de circulação.

No dia 23 de março a IP promoveu uma visita técnica, à empreitada IC2/EN1 - BENEFICIAÇÃO ENTRE ASSEICEIRA (65+200) E FREIRES (85+500), em colaboração com o Adjudicatário Construções JJR & Filhos, que contou com a presença de diversas entidades, como a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, universidades/politécnico (Coimbra, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Lusófona), consultor e projetistas, tendo em vista a observação dos trabalhos, em curso, naquela importante via da região centro.

A empreitada tem como principais objetivos a reabilitação estrutural do pavimento, o reforço das condições de drenagem e a reposição das condições de sinalização e segurança de circulação, nomeadamente com a substituição de sinalização e criação de rotundas com iluminação pública.

A visita técnica teve como principal objetivo a divulgação dos trabalhos de reabilitação, em curso, do pavimento rígido, tipologia de pavimento pouco comum na rede nacional. A IP fez o enquadramento dos trabalhos a todos os presentes, desde os estudos inseridos no projeto de execução, as adaptações necessárias face aos condicionalismos encontrados em fase de construção e, por fim, a implementação das soluções de reabilitação. 

A solução preconizada em projeto consistia numa reabilitação funcional do pavimento rígido numa área de 90% da área total e uma reabilitação estrutural na restante área. Face ao estado atual de degradação das lajes de betão que exigiria uma reabilitação estrutural numa área de 50%, verificou-se que a implementação da solução de projeto acarretaria elevados custos, resultando um pavimento muito heterogéneo e sem garantia do seu desempenho na vida útil do pavimento. 

A adaptação da solução consiste assim em modificar a tipologia de pavimento rígido para pavimento semirrígido de estrutura inversa, garantindo um comportamento homogéneo em toda a área dando mais garantias de desempenho ao longo da sua vida útil, simultaneamente com uma grande preocupação no contributo para soluções de construção sustentáveis e resilientes. Nesta solução há o aproveitamento integral das estruturas existentes, com o aproveitamento da camada de sub-base em agregado britado com cimento e uma valorização dos resíduos, provenientes das lajes de betão, com a sua a incorporação na camada subjacente às camadas em misturas betuminosas e a sua reutilização em outras estruturas de pavimentação não solicitadas. Os resíduos restantes das lajes seguiram um processo de certificação de forma a contribuir para a Circularidade na Construção.

Para além disso, a IP complementou o seu controle de qualidade, dado a escassez de normativos nacionais para a utilização de RCD em estradas de elevado tráfego, com a execução de ensaios com defletómetro de impacto de forma a analisar o seu comportamento e contribuir para a sua utilização em projetos e empreitadas futuras, tentando desta forma contribuir para uma reutilização racional de materiais já incorporados nas vias da rede nacional, com ganhos significativos em termos ambientais.

O interesse de todos os participantes superou em muito as expectativas da IP, desde o vasto e rico debate que esteve presente ao longo da visita, às manifestações de agradecimento e de estímulo pela iniciativa de proatividade na partilha de conhecimento.