IP apresenta obra de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz

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  • IP apresenta obra de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso

A apresentação decorreu hoje, dia 13 de outubro, na Figueira da Foz, com a presença  do Presidente da Câmara da Figueira da Foz e de representantes de várias entidades locais.

A Infraestruturas de Portugal reuniu hoje, 13 de outubro, com o Executivo da Câmara Municipal da Figueira da Foz e com representantes de empresas, de associações, de sindicatos, de outras entidades públicas, para apresentar a empreitada de reabilitação e reforço na Ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego, que tem início no próximo dia 31 de outubro.

Tal como foi hoje transmitido e dada a complexidade dos trabalhos, para segurança dos automobilistas e trabalhadores da obra, será necessário implementar condicionamentos de trânsito de forma faseada. 

Com o início dos trabalhos será condicionado o tráfego rodoviário, mantendo-se a circulação de uma via em cada sentido e cortado o tráfego pedonal. Estes condicionamentos irão manter-se até ao final da empreitada. 

Com o evoluir da obra e para a realização dos trabalhos de nivelamento da superfície do tabuleiro e tensionamento dos cordões dos tirantes, em 2023, torna-se imperativo o corte da circulação em período noturno.

Dada a natureza imperativa deste condicionamento a IP está a articular com as entidades competentes as condições de utilização da A17 pelo trânsito desviado.
 
Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 21 meses. As intervenções preconizadas consistem essencialmente na substituição integral do sistema de tirantes da ponte por um sistema de nova geração, bem como a beneficiação geral da obra, nomeadamente:

  • Proteção das superfícies de betão das torres
  • Proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte
  • Limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo reparação dos módulos danificados
  • Substituição do revestimento existente nos passeios
  • Substituição das juntas de dilatação
  • Alteração do sistema de iluminação pública
  • Limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.

 


SOBRE A PONTE


A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982. 

Esta travessia sobre o Rio Mondego, também conhecida como Ponte da Figueira da Foz, tem um desenvolvimento total de 1421 metros, distribuídos por encontro esquerdo (25m), Viaduto da margem esquerda (630 m), Ponte (405 m), Viaduto da margem direita (315 m) e Encontro direito (46 m).

Trata-se de uma Ponte de Tirantes que está dividida em 3 tramos, possuindo os tramos extremos 90 m e o tramo central 225 m. O tabuleiro, misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas.