Alta Velocidade

Comboio

A RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A. - empresa responsável pelo desenvolvimento dos estudos para a formação de decisões para implementação da Rede ferroviária de Alta Velocidade em Portugal - foi integrada na REFER em 2011. 

Em 17 de janeiro de 2014 foram aprovadas as contas de liquidação da RAVE. O encerramento da liquidação foi registado em 12 de fevereiro de 2014, na respetiva Conservatório do Registo Comercial.

No âmbito do projeto da Alta Velocidade foram realizados estudos por diversas entidades nacionais e internacionais (universidades, consultores e especialistas) para informação sobre os impactes no ambiente, na sociedade e na economia.

Os estudos relativos aos eixos internacionais, Lisboa-Madrid e Porto-Vigo, foram desenvolvidos em parceria com Espanha, no âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP).

Os Estudos Prévios e respetivos Estudos de Impacte Ambiental (EIA) dos vários troços foram sujeitos a procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) no âmbito da legislação em vigor e obtiveram Declarações de Impacte Ambiental favoráveis.

Os Resumos Não Técnicos que integram os EIA e respectivos documentos produzidos podem ser consultados nesta área.

Estão também disponíveis para consulta os Relatórios e Contas da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A.