Rotas dos Azulejos - Travessia Ferroviária Norte-Sul

Arquitetura e Obras de Arte – As palavras dos Autores Sobre a arquitetura dos postos de comando de Campolide e de Pinhal Novo , autoria de José Ângelo Cottinelli Telmo : “A torre (doravante cabine) de sinalização da estação de Pinhal Novo é um exemplo concreto de uma estrutura que operava ininterruptamente para gerir o complexo nó ferroviário de Pinhal Novo (o mais movimen- tado do sul do país), contemplando ligações a Penalva, Moita, Montijo, Poceirão e Palmela. Era de facto uma grande estação! Esta estrutura de betão armado, alvenaria e ferro ainda alberga os equipamentos de sinalização ferroviária que, em tempos idos, foram responsáveis pela realização dos movimentos de comboios na estação de forma segura. A arrojada peça técnica de elevado valor arquitetónico foi projetada por Cottinelli Telmo, arquiteto ferroviário (com talento e fascínio por várias disciplinas artísticas) com muitas outras obras de referência. Projetou igualmente, entre outros edifícios ferroviários grandiosos, as cabines de sinalização das estações de Ermesinde (projeto de 1935; entrada ao serviço em 1937), da Régua (projeto de 1937; não executado), de Campolide (projeto de 1940; entrada ao serviço em 1946) e de Lisboa-Rossio (projeto de 1946; entrada ao serviço em 1946). Projetada em 1936, a cabine de sinalização de Pinhal Novo entrou ao serviço em 1939 e desempenhou bons serviços ferroviários até 2004. Foram 64 anos de funcionamento ininterrupto. A arcaica sinalização eletromecânica da Siemens deu lugar a moderna tecnologia de sinalização eletrónica da Alcatel (agora Thales).” in “A Torre de Sinalização do Pinhal Novo”, por Nuno Silvério Barrento Posto de comando ou torre de sinalização da Estação de Pinhal Novo 18

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