Rotas dos Azulejos - Travessia Ferroviária Norte-Sul

Arquitetura e Obras de Arte – As palavras dos Autores Sobre a arquitetura do primeiro edifício de passageiros da estação de Pinhal Novo , autoria de Fernando Perfeito de Magalhães : “Dentro da Divisão de Construção da Companhia, é possível destacar três arquitetos: Perfeito de Magalhães, José Ângelo Cottinelli Telmo e Luís da Cunha. Em 1909 foi nomeado para o serviço de estudos e construção dos caminhos-de-ferro do Minho e Douro, onde, juntamente com o Engenheiro Daniel Gomes de Almeida, concluiu o projeto do caminho-de-ferro da Régua a Lamego. Realizou ao longo da sua vida mais de trezentos projetos para estações de caminhos-de-ferro (onde se destaca a estação de caminhos-de-ferro de Santarém e Pinhal Novo), casas particulares, bairros para ferroviários, postos sanitários, restaurantes, com especial atenção aos elementos regionais, sendo também de sua autoria os projetos das estações dos caminhos de ferro do Lena e das habitações para os seus mineiros e funcionários. Em 1923 foi nomeado arquiteto de Via e Obras da CP, tendo-se reformado em dezembro de 1948 por limite de idade.” “Desde cedo na sua carreira mostra especial interesse pelo carácter regionalizante da sua arquitetura, seguindo a filosofia de Raúl Lino e da Casa Portuguesa. Este aspeto é bastante percetível na arquitetura praticada para a Companhia. É autor de diversos livros, com particular destaque para “A Habitação” (1935), onde, de uma forma semelhante a Raúl Lino, vai definir um conjunto de elementos essenciais à casa, recorrendo para tal a uma transposição quase direta da tríade vitruviana: conforto, solidez e beleza (utilitas, firmitas, venustas). Desde o início, Perfeito de Magalhães ficou encarregado de transformar um conjunto de instalações importantes da Companhia, tendo alcançado estes objetivos através de uma linguagem previsivelmente eclética, seguindo a campanha de construções iniciada com a Estação de Aveiro.” in “Os bairros operários da Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses. O caso do Entroncamento até à primeira metade do século XX, por Diogo Paixão.” Estação de Pinhal Novo – Primeiro edifício de passageiros 17

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