Rotas dos Azulejos - Travessia Ferroviária Norte-Sul

Arquitetura e Obras de Arte – As palavras dos Autores Sobre a arquitetura da nova estação de Pinhal Novo , escreve João Pedro do Carmo Fialho : “Em Portugal a resposta à necessidade de requalificação das infraestruturas ferroviárias determinou a construção de novas estações que, na generalidade dos casos, exemplificam a necessária harmonização entre a Arquitetura e as restantes Especialidades. A este fator acresce a vontade, então expressa pela REFER, de projetar estações ferroviárias que se assinalassem como obras de referência. Este é o contexto em que se inseriu o projeto da nova Estação e Interface de Pinhal Novo, integrados no âmbito da expansão a Sul da infraestrutura ferroviária, com entrega do Eixo Ferroviário Norte – Sul na malha ferroviária envolvente, interligando com as Linhas do Sul e do Alentejo. A conceção e desenho arquitetónico desta Estação teve como preocupação a movimentação de passageiros e das populações de Pinhal Novo, o conforto/operacionalidade nesta zona de confluência de serviços suburbanos e de longo curso, e a intermodalidade dos sistemas de transporte que aqui convergem. A Estação subterrânea e respetivos acessos, com uma área bruta de 3.500 m2, inclui instalações destinadas ao público, aos serviços operacionais e aos operadores de transporte ferroviário. A sua organização interna desenvolve-se em torno de um átrio/passagem inferior, através do qual se garante a funcionalidade e a segurança dos utentes e das instalações, mesmo em períodos de encerramen- to da Estação. Com estes propósitos evitou-se a introdução de quaisquer elementos que constituíssem eventuais obstáculos à visibilidade global, criando-se eixos claros de encaminhamento dos fluxos de passageiros.” Estação de Pinhal Novo – Atual edifício de passageiros - Passagem inferior 16

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