Gestão Energética

Na oportunidade de instituir sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético e o cumprimento de requisitos legais aplicáveis, incluindo eficiência, uso, consumo e intensidade energética, bem como a racionalização dos custos com energia e das emissões de gases do efeito de estufa (GEE), a IP estabeleceu um. Programa de Sustentabilidade Energética – Programa SEE”.
 
O Programa SEE compreende a execução de diversas ações que abrangem desde a realização de análises e diagnósticos aos consumos energéticos do Grupo IP, a realização de auditorias energéticas a instalações e/ou equipamentos, a Certificação Energética de Edifícios bem como a implementação de medidas de eficiência energética.
 
Atendendo ao processo de fusão entre a ex-REFER e a ex-EP, consagrado no Decreto-Lei nº 91/2015, de 29/05, e da qual resultou a Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) estabeleceu-se o ano de 2016 como o ano de referência para contabilização de consumos energéticos globais.
 
O consumo energético global foi apurado em 17.153 toneladas equivalentes de petróleo (tep), repartido pelas seguintes fontes de energia: energia elétrica (88,4% do total, ou seja, cerca de 15.167 tep), energia térmica (0,5% ou seja um valor de 87 tep), gasóleo e gasolina (11,0% do total, ou seja, cerca de 1.884 tep), Energias Renováveis (0,1%, representando cerca de 15 tep).
 
Em termos de grandes números, de referir que foram objeto de avaliação cerca de 1500 instalações ativas.
 
Consumos de energia
 
A IP realiza avaliações energéticas que pretendem ser um procedimento sistemático através do qual se obtém um conhecimento adequado sobre as características de consumo energético de um edifício ou de um conjunto de edifícios, de frotas, de uma atividade ou de uma instalação.
 
O conhecimento dos consumos energéticos permite a identificação de oportunidades de melhoria do desempenho energético do Grupo IP.
Uma etapa relevante neste processo é a Certificação Energética de Edifícios que permite a atribuição de uma classe energética aos edifícios, segundo o Sistema de Certificação Energética de Edifícios - SCE (conforme DL 28/2016). 
 
 
O processo de diagnóstico e avaliação energética no Grupo IP permite identificar soluções de eficiência energética, nomeadamente ao nível do comportamento térmico em edifícios, da renovação e/ou modernização de sistemas técnicos instalados, da renovação de sistemas de iluminação, e da implementação de sistemas de produção de energia renovável.