Arborização

A arborização cumpre funções de extrema importância para as vias e meio envolvente, sendo, por isso, essencial a sua manutenção em boas condições ao longo das vias.
No que respeita ao meio ambiente envolvente às vias, a vegetação desempenha funções de integração paisagística, nomeadamente controlo da erosão hídrica e eólica dos taludes e estabilidade destes, valorização da via e da paisagem, valorização ecológica do meio envolvente, proteção das margens dos cursos de água situados nas proximidades da via, melhoria da qualidade do ar e aumento do conforto para os utentes.
Contudo, tratando-se de elementos vivos, as árvores necessitam de uma gestão diferente dos restantes elementos da via, obrigando a um frequente acompanhamento e observação do seu estado e a intervenções em períodos específicos.
Constituindo a arborização património da Empresa a conservar e valorizar, a sua gestão passa pela inspeção e vistoria para identificação das ações a implementar. Este trabalho é desenvolvido pelos técnicos especializados na área, da Direção de Engenharia e Ambiente em colaboração com as unidades operacionais responsáveis pela conservação das vias. 

 

Portas de Benfica