Âmbito da Intervenção
A travessia da vila de Arruda Dos Vinhos caracteriza-se por uma rede viária (EN248, EN115-4 e Variante Industrial das Corredouras) com intenso tráfego pesado de mercadorias. Por sua vez a EN248 atravessa uma zona marcadamente urbana onde dificilmente convive a estrutura comercial e industrial com a residencial (tradicional).
De referir que o fluxo de tráfego proveniente de Norte com destino à autoestrada A10 e, por conseguinte, a toda a rede nacional de alta-prestação, desenvolve-se através de um percurso sinuoso e lento.
Com efeito, a construção da presente Variante, com início entre o km 20,700 da EN248, a sul da vila de Arruda dos Vinhos, e fim na EN115-4, a norte desta localidade, permitirá que o fluxo de trânsito de passagem proveniente da autoestrada A10 e restante rede viária local envolvente seja desviado do centro da localidade por onde atualmente é obrigado a circular.
Benefícios
- Inserção num quadro de desenvolvimento económico, cuja tendência futura assenta na continuidade do aumento das deslocações, quer de pessoas, quer de mercadorias;
- Diminuição do tráfego rodoviário dentro de Arruda dos Vinhos, melhorando a dinâmica urbana e territorial;
- Potenciar a mobilidade, melhorando as acessibilidades à rede rodoviária (autoestradas) e ferroviária (Linha do Norte);
- Diminuição da sinistralidade rodoviária;
- Melhoria da qualidade do ar, e diminuição da exposição da população a níveis incomodativos de ruído.