Faturação

Receção de faturas - atualização

Durante o estado de emergência vigorou um procedimento para a "Receção de faturas durante o Estado de Emergência” em conformidade com o  Despacho n.º 129/2020 –XXII – SEAF

Terminado o prazo para receção de faturas em PDF simples, informamos os nossos fornecedores que podem continuar a enviar as suas faturas em formato digital através de ficheiro PDF, mas apenas se estas estiverem em conformidade com a legislação fiscal, ou seja, se incluírem assinatura certificada.

Os requisitos para o envio são os seguintes:

  • O envio deverá ser efetuado para o mail: 1fornecedores@infraestruturasdeportugal.pt 
  • Enviar apenas um ficheiro PDF por fatura com assinatura certificada (que incluirá os anexos, se aplicável) e uma fatura por email;
  • Em “Assunto” deverá constar o Número de Identificação Fiscal (PTXXXXXXX) e a designação do fornecedor; 
  • O envio da fatura em PDF dispensa o seu envio em papel.

Alertamos que a IP não considerará válidas nem dará qualquer seguimento às faturas em PDF rececionadas através de email, se nas mesmas não constar assinatura certificada conforme exige a legislação fiscal.

Relembra-se que em todas as faturas ou documentos equivalentes deverá constar o nosso número de encomenda SAP. Os documentos que omitirem esta informação serão objeto de devolução.
 

Faturação eletrónica

O Grupo IP tem já implementado sistema de faturação eletrónica estando capacitado a receber este tipo de faturas por parte dos seus fornecedores. De acordo com o Decreto-Lei 14-A 2020, a faturação eletrónica (ficheiro PDF+ ficheiro XML) deverá ser implementada até 31 de dezembro de 2020.

A implementação da faturação eletrónica conduz a uma maior eficiência no processamento das faturas contribuindo para a redução dos prazos de pagamento a fornecedores, razão pela qual preconizamos a sua adesão.

Para mais esclarecimentos e/ou início de testes envie um email para: duvidasfaturacaoeletronica@infraestruturasdeportugal.pt