Avaliação de Fornecedores

 

    A Infraestruturas de Portugal, atualmente certificada pelas normas NP EN ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e NP ISO 55001 (Sistema de Gestão dos Ativos), possui uma metodologia para a Avaliação dos Fornecedores, de forma a garantir que os mesmos sejam avaliados e monitorizados e que seja efetuado um acompanhamento para melhorias futuras.

    A avaliação de fornecedores é, assim, um importante instrumento de gestão, utilizado para avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos a cada fornecedor/fornecimento no contrato celebrado, com o objetivo de potenciar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos. Aplica-se a todos os contratos celebrados pela Infraestruturas de Portugal, designadamente de aquisição de bens, serviços e empreitadas.

    Periodicamente, os fornecedores são avaliados de acordo com a tipologia da contratação, a qual é suportada por uma metodologia que segue os seguintes parâmetros de avaliação:

    • Documentação – Entrega adequada dos documentos exigidos;
    • Execução – Fornecimento em conformidade com as especificações, cumprindo as disposições, onde aplicável, da qualidade, níveis de serviço, segurança e ambiente;
    • Prazo de entrega ou Execução.