IP no XV Congresso da ADFERSIT ‘Aumentar a Competitividade - Mobilidade, Logística e Transporte Ferroviário’

Corporativo
Eventos
  • IP participa no XV Congresso da ADFERSIT, sob o tema ‘AUMENTAR A COMPETITIVIDADE - Mobilidade, Logística e Transporte Ferroviário’.

O XV Congresso Nacional da ADFERSIT realiza-se nos dias 29 e 30 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, subordinado ao tema ‘Aumentar a Competitividade – Mobilidade, Logística e Transporte Ferroviário’.

Este Congresso pretende ser um fórum de reflexão e partilha de conhecimento para dar resposta ao desafio da competitividade, defendendo que este desígnio implica assumir uma perspetiva de alteração estrutural, um dever de acrescentar valor à economia, uma obrigação de garantir maior valor acrescentado nacional nos investimentos a realizar no setor, mas também uma contribuição para a capacitação de empresas nacionais para participarem nos projetos.

No centro do debate do XV Congresso da ADFERSIT estão os sistemas de transportes – em particular, o modo ferroviário – essencial para uma maior eficiência da competitividade da economia e uma mobilidade mais sustentável.

O Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, participa na Sessão ’Ligação Porto - Lisboa em uma hora e um quarto – Como? Por onde? Quando? Que financiamento?’, com moderação de João Taborda da Gama.

O Vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, é convidado na Sessão ’Estratégia para o modo ferroviário – que Plano Ferroviário Nacional?’ moderado pelo Presidente da AG da Associação Empresarial de Portugal, José António Barros.


As Sessões temáticas do XV Congresso Nacional da ADFERSIT, intitulam-se:

  • ‘Enquadramento Institucional e Capacitação Nacional’; 
  • ‘Logística – que impactos da transição energética e tecnológica?’:
  • ‘Mobilidade Sustentável – o papel estruturante do modo ferroviário nas   áreas urbanas’; 
  • ’Estratégia para o modo ferroviário – que Plano Ferroviário Nacional?’, 
  • ’Ligação Porto - Lisboa em uma hora e um quarto – Como? Por onde? Quando? Que financiamento?’ 

 


ADFERSIT - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes


A ADFERSIT, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, de que a Infraestruturas de Portugal é sócio benemérito, é uma Associação fundada em 1988 com caráter predominante técnico-científico e contribui, essencialmente, para a divulgação das realidades e potencialidades dos Sistemas Integrados de Transportes, no contexto económico e social, tanto a nível nacional como internacional.

Inicialmente designada por ADFER - Associação para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário, começou a mobilizar e a merecer a adesão de quadros de todo o setor dos transportes e de áreas de atividade, públicas e privadas, tendo alterado os seus estatutos e designação em 2009 para ADFERSIT, ampliando as temáticas abordadas nas suas iniciativas para a multiplicidade dos modos de transporte e, sobretudo, para a sua integração modal.