Corredores Complementares
Intervenções
Linha do Oeste
- Meleças - Caldas da Rainha
- Verride – Marujal (Ramal de Alfarelos) + Estação do Louriçal
Linha de Cascais
Linha do Douro
- Caíde - Marco de Canaveses
- Marco de Canaveses - Régua
Linha do Algarve
- Lagos-Tunes
- Tunes- Faro
- Faro-Vila Real de Santo António
Localização geral

Linha de Cascais
- Construção de subestação de tração em Sete Rios para migração do sistema de eletrificação dos atuais 1.500 V DC para 25 kV-50Hz AC, instalação de feeder e implementação de um sistema de Retorno de Corrente de Tração, Terras e Proteções (RCT+TP). Para acesso rodoviário à subestação será construída uma passagem desnivelada à Linha de Cintura;
- Implementação de um novo sistema de sinalização e de um sistema de controlo ETCS (European Train Control System) com Nível 2, que permitirão alcançar os níveis mais elevados de segurança e disponibilidade de canal ferroviário, integrando a sinalização dos atravessamentos existentes (ATV e passagens de nível), telecomandado a partir do Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa;
- Instalação de sistemas de telemática ferroviária e GSM-R (Global System for Mobile Communications – Rail);
- Alteração de layouts em Algés, Oeiras, S. Pedro do Estoril e Cascais, implementação de diagonais para otimizar a circulação em contravia em Santos, Belém e Santo Amaro, e construção do acesso nascente ao Parque de Material de Carcavelos;
- Melhoria das condições de acesso, utilização e informação ao público nas estações e apeadeiros, elevando os padrões de segurança e tornando a infraestrutura mais inclusiva sem limitações ou condicionantes físicas.
Linha do Algarve
- Eletrificação e trabalhos complementares que garantem as condições para eletrificação nos troços entre Faro e Vila Real de Santo António e entre Tunes e Lagos de modo a permitir a utilização de tração elétrica pelos serviços regionais entre Lagos e Vila Real de Santo António;
- Ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes e Construção de nova subestação de tração elétrica em Olhão bem como o ramal de alimentação elétrica desta última;
- Instalação da alimentação de socorro aos sistemas de sinalização e telecomunicações existentes;
- Trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias (Suportes Físicos de Transmissão, Sistemas de Alimentação, Rede de Suporte à Exploração, Supervisão Técnica de Infraestruturas, Rede Telefónica de Exploração Fixa, Sistema de Informação ao Público, Videomonitorização, Sistemas de Controlo de Acessos e Telecomando de Energia e construção de infraestruturas de caminhos de cabos para os sistemas de telecomunicações e RCT+TP).