Corredor Norte-Sul

Corredor Norte-Sul | Linha do Norte

Síntese do Projeto

O projeto visa melhorar a ligação ferroviária do Eixo Atlântico de Portugal com a Europa.

Intervenções

Linha do Minho

  • Nine - Viana do Castelo
  • Viana do Castelo - Valença

 

Linha do Norte 

  • Ovar- Vila Nova de Gaia
  • Alfarelos - Pampilhosa
  • Vale de Santarém - Entroncamento
  • Braço de Prata - Alverca (Terminal Bobadela)

Localização Geral

 

    Linha do Minho

    • Permitir a utilização de tração elétrica e eliminar a rotura de carga em Nine; 
    • Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento;
    • Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
    • Aumentar a capacidade diária dos atuais 15 comboios de 300m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais de três vezes a atual;
    • Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
    • Potenciar a redução do tempo de trajeto.

    Linha do Norte

    • Instalação/modernização da sinalização;
    • Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
    • Aumentar a capacidade para os comboios de mercadorias de modo a permitir a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750m;
    • Modernização da infraestrutura;
    • Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
    • Redução de tempo de trajeto dos serviços de Longo Curso.