Linha de Vendas Novas

 

Localização

Concelhos abrangidos: Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montemor-o-Novo, Montijo e Vendas-Novas.
 

    Extensão

    A Linha de Vendas Novas desenvolve-se entre os pontos quilométricos 0,000 e 68,510 (cerca de 69 km) e a Concordância de Bombel entre os pontos quilométricos 0,000 e 3,047 km (cerca de 3 km). 

        Âmbito da Intervenção

        Atualmente a linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias assumindo-se como um dos principais eixos de mercadorias entre Norte-Sul. 

        Com efeito, ao circularem por este itinerário ferroviário, os comboios de mercadorias evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte.

        Esta intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa. 

        A empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, compreende a execução dos seguintes trabalhos: 

        • Substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;
        • Prolongamento e renovação das Estações de Muge, desvio ao km 19,5, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal;
        • Renovação das restantes estações;
        • 17 km de tratamento da plataforma (alguns em estações);
        • Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;
        • 69 Passagens Hidráulicas (das quais 3 requerem suspensão de via);
        • 3 Pontões metálicos (que requerem suspensão de via);
        • Encerramento de Passagens de Nível e construção de PSR com os respetivos restabelecimentos;
        • Automatização de Passagens de Nível;
        • Trabalhos de catenária e Caminho de cabos – construção de infraestruturas de suporte á componente de sinalização e telecomunicações;
        • Reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem;
        • Implementação de RCT+TP;
        • Trabalhos em Edifícios e Salas Técnicas;
        • Colocação e trabalhos associados à instalação de Torres GSMR.

         

          Benefícios

          A conclusão da modernização deste troço irá:

          • Permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração;
          • Promover a interoperabilidade ferroviária;
          • Aumentar os parâmetros de fiabilidade e eficiência das condições de exploração com adequados padrões de segurança;
          • Reduzir o número de acidentes em passagens de nível (PN) pela eliminação e automatização das PN e do upgrade da sinalização;
          • Reduzir as emissões de gases com efeito estufa;
          • Reduzir as emissões de CO2 pela possibilidade de utilização de comboios elétricos.