Linha de Vendas Novas
Localização
Concelhos abrangidos: Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montemor-o-Novo, Montijo e Vendas-Novas.
Extensão
A Linha de Vendas Novas desenvolve-se entre os pontos quilométricos 0,000 e 68,510 (cerca de 69 km) e a Concordância de Bombel entre os pontos quilométricos 0,000 e 3,047 km (cerca de 3 km).
Âmbito da Intervenção
Atualmente a linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias assumindo-se como um dos principais eixos de mercadorias entre Norte-Sul.
Com efeito, ao circularem por este itinerário ferroviário, os comboios de mercadorias evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte.
Esta intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa.
A empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
- Substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;
- Prolongamento e renovação das Estações de Muge, desvio ao km 19,5, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal;
- Renovação das restantes estações;
- 17 km de tratamento da plataforma (alguns em estações);
- Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;
- 69 Passagens Hidráulicas (das quais 3 requerem suspensão de via);
- 3 Pontões metálicos (que requerem suspensão de via);
- Encerramento de Passagens de Nível e construção de PSR com os respetivos restabelecimentos;
- Automatização de Passagens de Nível;
- Trabalhos de catenária e Caminho de cabos – construção de infraestruturas de suporte á componente de sinalização e telecomunicações;
- Reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem;
- Implementação de RCT+TP;
- Trabalhos em Edifícios e Salas Técnicas;
- Colocação e trabalhos associados à instalação de Torres GSMR.
Benefícios
A conclusão da modernização deste troço irá:
- Permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração;
- Promover a interoperabilidade ferroviária;
- Aumentar os parâmetros de fiabilidade e eficiência das condições de exploração com adequados padrões de segurança;
- Reduzir o número de acidentes em passagens de nível (PN) pela eliminação e automatização das PN e do upgrade da sinalização;
- Reduzir as emissões de gases com efeito estufa;
- Reduzir as emissões de CO2 pela possibilidade de utilização de comboios elétricos.