XVII Congresso Ibérico 'A Bicicleta e a Cidade'

2021-06-14

Organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e pela sua congénere espanhola, ConBici, decorreu nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2021, no Auditório Municipal de Barcelos, o XVII Congresso Ibérico 'A Bicicleta e a Cidade' sob o tema 'A Era da Infraestrutura'.

O Congresso, cuja sessão de abertura decorreu no Dia Mundial da Bicicleta com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, teve o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Contou com a participação de meia centena de representantes de entidades públicas, privadas e associações ibéricas que partilharam a sua experiência em torno da temática da mobilidade sustentável, em particular no estímulo à utilização quotidiana da bicicleta.

 

 

A Infraestruturas de Portugal, representada por Paulo Rodrigues, gestor do Plano Nacional de Ecopistas e representante da IP na Associação Europeia de Vias Verdes, na Rota EuroVelo1 e na Rede de Pontos Focais da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, partilhou com os congressistas uma apresentação intitulada “O papel das Ecopistas no desenvolvimento económico e turístico das regiões”, inserida no painel “Bici-Economia & Turismo”.

A par da sua utilização como meio de transporte em contexto urbano, com todos os benefícios económicos, sociais e ambientais, a bicicleta deve ser igualmente considerada uma oportunidade para o setor do turismo sustentável, potenciando o desenvolvimento da economia local, com atores públicos e privados, e a reabilitação do património.

O uso da bicicleta contribui igualmente para a consolidação do Plano Nacional de Ecopistas, um ativo turístico estratégico de âmbito nacional e de valorização do território, que estimula o desenvolvimento de regiões que, habitualmente, não são destino do turismo de massas.