Trabalhos de estabilização do talude na EN228

2020-09-17

Foi iniciada a empreitada de estabilização do talude de escavação localizado ao km 28,700 da EN 228, no Concelho de Vouzela, Distrito de Viseu. Trata-se de uma intervenção com investimento associado de 210 mil euros e um prazo de execução de 90 dias.

Com a passagem da depressão atmosférica Elsa por Portugal, a 19 de dezembro de 2019, ocorreu uma instabilização do terreno a montante da EN 228 e, por questões de segurança, houve necessidade de proceder ao corte total de trânsito no local, que se manterá até ao final da presente intervenção.

A obra, que teve o seu início no dia 14 de setembro, pretende repor a normal circulação na via, através da colocação de uma rede de alta resistência - malha de cabos sobre uma rede de dupla torção -, associada à colocação de pregagens no talude, de forma a estabilizar a encosta.

Previamente à execução das soluções de estabilização far-se-á a limpeza dos materiais afetados pelo escorregamento, bem como a remoção de blocos instáveis no talude e/ou adjacentes à crista do talude e, ainda, a regularização do talude.

Serão igualmente realizados trabalhos para a reabilitação do sistema de drenagem existente.

Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e dos seus utilizadores