Terminal de Mercadorias de Leixões

2019-12-18

A IP concluiu a empreitada de alargamento e beneficiação da zona de parqueamento do Terminal de Mercadorias de Leixões, local onde são executadas todas as atividades de carga, descarga e armazenamento provisório de contentores movimentados através da Linha de Leixões.

A obra visou aumentar a capacidade de armazenamento deste Terminal melhorando as suas condições de operação, face à crescente procura do mercado pelo transporte de mercadorias em contentores.

Em 2018, no Terminal de Mercadorias de Leixões, foram operados 1.850 comboios e 53 mil camiões, movimentando 52 mil contentores que correspondem a 84 mil TEU (Twenty-foot Equivalent Unit é uma unidade equivalente a 20 Pés, medida-padrão utilizada internacionalmente para indicar o volume de um contentor).

Através da intervenção agora concluída a área de parqueamento do Terminal aumentou 45%, correspondendo a uma capacidade de 800 TEU, permitindo ainda carregar ou descarregar comboios de 500 metros sem manobras adicionais.

A empreitada inscreve-se num plano de ações na Rede Ferroviária Nacional que visam o fomento do transporte de mercadorias e das exportações, sendo de referir que no ano de 2019 foram investidos 950 mil euros neste Terminal.