Terminal de mercadorias da Bobadela - prorrogação do prazo de entrega de propostas

2020-07-20

A IP lançou no dia 5 de junho um concurso público para a concessão da exploração do terminal intermodal de mercadorias "Parque Norte do Complexo da Bobadela" com publicação do anúncio no Diário da República n.º 110, de 5 de junho de 2020, Parte L.

O prazo inicialmente definido de 30 dias úteis para a entrega das proposta, foi agora prorrogado, passando a data limite para a submissão das propostas para dia 11 de agosto de 2020.

O Parque Norte é um espaço com cerca de 11ha, inserido no Complexo da Bobadela, concelho de Loures, englobando, principalmente, uma zona infraestruturada do ponto de vista ferroviário com vocação para a transferência modal e outra não infraestruturada do ponto de vista ferroviário mas com elevado potencial para o parqueamento e demais atividades relacionadas com o negócio e gestão de carga contentorizada.

Integrando zonas pavimentadas e quatro linhas não eletrificadas com comprimentos entre os 200m e os 450m torna-se possível neste terminal a realização de cargas, descargas e armazenamento de mercadorias, contentorizadas, transportadas por caminho-de-ferro, bem como todas as atividades associadas à logística de contentores, incluindo o parqueamento de contentores vazios, a sua inspeção e reparação.

Neste concurso, o critério de adjudicação é o preço mais alto proposto pelos concorrentes, tendo este de ser igual ou superior a 67 392 euros por mês.

A futura concessão terá uma duração de 5 anos com a possibilidade de renovação por períodos sucessivos de um ano até um limite de duas renovações.