Semana nacional de sensibilização sobre espécies invasoras na IP

2020-10-07

A IP participa na Semana Nacional de Sensibilização sobre Espécies Invasoras, a decorrer de 10 a 18 de outubro de 2020, com uma sessão de divulgação e sensibilização dedicada à espécie Fallopia japónica (Sanguinária-do-Japão). Sendo conhecida pela terminologia inglesa Japanese Knotweed, trata-se de uma planta invasora que causa grandes danos na Europa Central e que tem vindo a expandir-se rapidamente em Portugal, desde o Rio Minho ao Rio Douro e até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
 
Esta iniciativa, desenvolvida pela equipa da plataforma INVASORAS.PT, tem como objetivo aumentar a sensibilização da população em geral para a problemática das invasões biológicas e da mitigação dos seus impactes.

Encontram-se envolvidas diversas entidades, associações e grupos informais que, de forma independente, organizam iniciativas que promovem a visibilidade e a projeção do problema a nível nacional.

A IP contribui com a sessão dedicada à espécie Fallopia japónica, com uma ação de sensibilização que decorre no dia 15 de outubro, entre as 16h00 e as 17h30, via zoom.

Nesta sessão, a investigadora Hélia Marchante da ESAC/IPC faz uma breve introdução sobre espécies invasoras, seguindo-se Paula Graça, do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da IP, com uma apresentação sobre a Fallopia japónica e sobre o trabalho que tem vindo a ser realizado na empresa. Vão ser ainda apresentados testemunhos relativos à expansão da planta em Valença e a experiências de controlo realizadas em Gipuzkoa, no País Basco.

A participação nesta sessão, com especial interesse para autarquias e técnicos que exercem funções nas áreas afetadas, é destinada também ao público em geral, com inscrição gratuita e obrigatória em academia@infraestruturasdeportugal.pt
 
Conheça AQUI todas as atividades/iniciativas desta semana.