Reforço de sinalização para evitar atropelamentos de lince-ibérico

2018-07-26
A Infraestruturas de Portugal enquanto parceira e beneficiária associada do Projeto LIFE+Iberlince tem, nos últimos anos, investido na adoção de um conjunto de medidas com objetivo de reduzir umas das principais causas da mortalidade do lince ibérico, o atropelamento rodoviário. 
 
Nesse sentido, foram recentemente instalados novos sinais de perigo sobre o risco de atropelamento desta espécie, aos quais estão associadas bandas cromáticas, com o objetivo de redução da velocidade de circulação.
 
Para evidenciar a necessidade de se circular com precaução nesta zona, foram também colocados painéis de grande dimensão, nos limites da área de reintrodução, para quem circula na EN122/IC27, e na EN 123 e EN 267. 
 
 
estrada
 
O lince-ibérico foi reintroduzido em Portugal, na zona do Vale do Guadiana, concelho de Mértola, em 2015, com enquadramento do projeto LIFE+Iberlince. Este projeto, como se sabe,  visa a recuperação da distribuição histórica da espécie, a qual passa pela coexistência harmoniosa com as atividades humanas, de modo a que este felino selvagem deixe de ser um dos mais ameaçados do mundo.
 
Entre 2015 e 2018 foram libertados 33 animais que atualmente possuem territórios estabilizados no Vale do Guadiana e, desde 2016, identificaram-se 36 crias já nascidas na natureza. Desde este período foi registado o atropelamento de cinco exemplares, duas deles na área de reintrodução, sendo esta situação merecedora da máxima atenção.
 
estrada2
Recordamos que a IP instalou, no final de 2014, sinalização específica para o lince, efetua periodicamente a limpeza da vegetação nas bermas das estradas, de modo a evitar a sua utilização pelos linces, a manutenção de passagens hidráulicas e adaptação das mesmas para funcionarem também como passagens de fauna, e instalou dispositivos limitadores de velocidade. A IP realiza também um programa de monitorização de atropelamentos em todas as estradas da sua rede.
 
No entanto, evitar a mortalidade implica também a divulgação, sensibilização e cooperação dos utentes das estradas quando atravessam a zona de reintrodução do lince-ibérico.
 
No período do Verão, sendo estas estradas mais procuradas, ao cruzar-se com estes painéis e sinalização específica do lince, reduza a velocidade, esteja atento e colabore para contribuir para a sobrevivência do lince-ibérico. Os períodos mais sensíveis são desde o anoitecer até ao amanhecer, mas CIRCULE SEMPRE COM ATENÇÃO E PRUDÊNCIA!