Prestação de serviços em Moçambique

2015-01-16

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2013, a REFER Engineering, em parceria com a empresa PROFICO, tem vindo a realizar diversos estudos e projetos para a empresa extratora brasileira VALE, que detém concessões para a extração de carvão nas minas de Moatize (província de Tete), em Moçambique.

Em 2014 as prestações de serviços contratualizadas à REFER Engineering envolveram maioritariamente as especialidades de via-férrea e terraplenagem e centraram-se essencialmente nas secções 6 e 7 do “Corredor de Nacala” - linha ferroviária que liga as minas de Moatize ao Porto de Nacala. As secções 6 e 7 desenvolvem-se ao longo de cerca de 590 km nas províncias de Niassa e Nampula na zona Norte de Moçambique e encontram-se em exploração ferroviária.

Neste âmbito foram desenvolvidos os Estudos Prévios e Projetos de Execução de 27 estações; quatro parques de manutenção e 10 variantes numa extensão total de 160 km. Foi ainda realizado um Estudo de Viabilidade de uma variante à cidade de Nampula, perfazendo um total de 130 km de corredores alternativos estudados.

Encontram-se em fase de adjudicação mais três prestações de serviço, relativas a assistência técnica e projetos de execução, perspetivando-se a encomenda de outras prestações de serviço ao longo do ano de 2015.

A REFER Engineering tem assim demonstrado e obtido reconhecimento das suas competências em engenharia ferroviária e consolidado junto de clientes internacionais a sua experiência e capacidade de resposta em intervenções de grande escala e com diversos condicionalismos técnicos e operacionais.